Residência Sardinera / Ramón Esteve

Residência Sardinera  / Ramón Esteve - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Ramón Esteve ; Ramón Esteve
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, INNTEC, Vondom
  • Arquitetos Colaboradores: Anna Bosca, Estefanía Pérez, Víctor Ruiz, María Martí
  • Colaboradores: Tudi Soriano, Natalia Fonseca
  • Arquiteto Técnico: Emilio Pérez
  • Construtora: Construcciones Francés
  • Diretor De Projeto: Gonzalo Llin
  • Produção E Audiovisual: Alfonso Calza
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um enclave de grande beleza e valor paisagístico, frente ao mar Mediterrâneo, entre El Portixol e Cala Blanca, a Residência Sardinera descansa sobre uma ladeira limitada por uma faixa de terra que desemboca no mar, sobre uma enseada de água turquesa. 

© Mariela Apollonio

A moradia é orientada a leste-oeste para garantir o aproveitamento das correntes naturais de ar e iluminação solar. A fachada leste é protegida através de grandes balanços, enquanto a fachada oeste conta com um fechamento formado por elementos motorizados orientáveis e regulares que a protegem do sol durante o verão, permitindo a passagem da brisa e, no inverno, podem ser abertos para a entrada do sol. 

© Mariela Apollonio
Planta Baixa - térreo
© Mariela Apollonio

As grandes superfícies envidraçadas foram feitas de vidro duplo com isolamento e acústico e térmico com controle solar. Além disso, a moradia apresenta uma envolvente de dez centímetros de poliestireno de alta densidade que garante um elevado isolamento térmico total. 

© Mariela Apollonio

Sob a piscina exterior foi criada uma cisterna de 100.000 litros, onde é direcionada a água da chuva que, posteriormente é utilizada para a irrigação. A vegetação do jardim é irrigada através da exsudação. As espécies utilizadas no paisagismo são nativas proporcionando um alto nível de integração com o entorno e um comportamento racional de espécies com um consumo de água e recursos controlados. 

© Mariela Apollonio

Toda a casa é controlada através de um sistema de gestão de automação, desde a climatização, iluminação, irrigação de forma que se gestiona o consumo de energia da residência de forma otimizada. 

© Mariela Apollonio

A residência oferece uma imagem oposta nas suas duas fachadas longitudinais. A do acesso, mais hermética e opaca é protegida através de um sistema orientável e motorizado de madeira, que por sua vez protege da luz solar e veta a visibilidade da rua. 

© Mariela Apollonio

Entretanto, a fachada leste é muito mais permeável e transparente. Os planos verticais de concreto são fechados através de grandes superfícies de vidro que ficam protegidas graças aos balanços e às sinuosas cortinas têxteis que criam um caráter mediterrâneo e etéreo. 

© Mariela Apollonio

A residência possui um forte caráter tectônico graças a expressividade dos materiais empregados. Conseguiu-se que a texturas do concreto branco e da madeira esbranquiçada se assemelhem tanto que em ocasiões chegam a mimetizar-se. 

Nota: Eeste projeto foi originalment publicaod em Junho 27, 2015

© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sardinera / Ramón Esteve" [Sardinera House / Ramon Esteve] 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768754/residencia-sardinera-ramon-esteve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.