Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto

Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Adrián Noboa Arquitecto; Adrián Noboa Arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  745
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renzo Rebagliati
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Rosselló
  • Desenho De Interiores: Kathy Grimberg, Simone Mandel
  • Colaboradores: Diego Aguilar, Aquihel Baca, Percy Estrada, Ana Loayza
  • Construtora: Gallegos & Agüero Ingenieros
  • Cidade: Ancón
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa consistiu em um projeto de remodelação e ampliação para uma casa de uso temporal localizada sobre a ladeira do morro que defina a baía do balneário de Ancón, distrito que está a 43 km ao norte de Lima no Peru.

© Renzo Rebagliati

Os clientes pertencem à terceira geração da mesma família que possui a casa . O objetivo foi resgatar e valorizar o projeto original de seus avós.

© Renzo Rebagliati

Esta casa foi originalmente projetada em 1958 pelo arquiteto suíço Theodor Cron , cuja produção arquitetônica tornou-se uma das principais referências da arquitetura moderna peruana.

Corte 5

O projeto original utiliza uma linguagem com elementos  horizontais, que formam espaços com alturas singulares, mas garante uma continuidade espacial suave entre o interior e exterior; através de transições sutis de baixas alturas, parapeitos e longos planos horizontais e verticais.

© Renzo Rebagliati

Esta proposta de composição não lida corretamente com vistas para a baía de diferentes ambientes da casa. Os materiais reforçam estas relações espaciais, o revestimento de certas paredes foi feito com pedras naturais obtidas a partir das escavações da colina para a construção do projeto.

© Renzo Rebagliati

Estratégia

A nova proposta deve respeitar as qualidades do projeto original e foi considerado primordial, antes do projeto, estudar os planos originais e estender a documentação sobre a obra do arquiteto Theodor Cron, para entender a melhor maneira possível de intervir no edifício existente .

© Renzo Rebagliati

 A abordagem começa por libertar o edifício de todas as extensões e modificações que não estavam no projeto original, para depois consolidar a proposta original e resgatar os elementos essenciais que a definiram.

Planta Baixa 1

A renovação centrou-se na adequação das áreas de serviço de acordo com os novos sistemas , equipamentos e demandas dos clientes, bem como acabamentos atualizados, onde foi compreendido que os novos materiais utilizados deveriam ser neutros para não competir com os materiais existentes.

© Renzo Rebagliati

 A ampliação é definida a partir dos requisitos dos clientes de novos ambientes sociais e de lazer , para as diferentes atividades durante os fins de semana. O programa adicional inclui um novo terraço para o nível dos quartos, uma nova piscina e um terraço . Um terceiro e quarto níveis são, assim, criados para os serviços técnicos complementares.

Planta Baixa 2

O projeto segue as diretrizes estabelecidas pelo projeto original, utilizando muros baixos nos terraços e superfícies horizontais longas, mas reinterpretando e adaptando-os ao perfil do entorno do terreno, bem como palmeiras e outras árvores existentes. A linguagem da composição é reforçada através da utilização de pedra natural local em revestimentos .

© Renzo Rebagliati

Nas áreas privadas da casa buscou-se reforçar o caráter de espaços mais íntimos, com aberturas menores e novas paredes com persianas de madeira que controlam as vistas do lado de fora. Ao contrário das vistas panorâmicas sobre a área social, as vistas dos dormitórios são direcionadas para pontos específicos da baía.

Planta Baixa 3

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto" [Casa en Ancón / Adrián Noboa Arquitecto] 22 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768649/casa-em-ancon-adrian-noboa-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.