O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Peru
  5. Adrián Noboa Arquitecto
  6. 2014
  7. Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto

Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto
Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto, © Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

© Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati + 20

  • Desenho de Interiores

    Kathy Grimberg, Simone Mandel
  • Colaboradores

    Diego Aguilar, Aquihel Baca, Percy Estrada, Ana Loayza
  • Construtora

    Gallegos & Agüero Ingenieros
  • Mais informações Menos informações
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa consistiu em um projeto de remodelação e ampliação para uma casa de uso temporal localizada sobre a ladeira do morro que defina a baía do balneário de Ancón, distrito que está a 43 km ao norte de Lima no Peru.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Os clientes pertencem à terceira geração da mesma família que possui a casa . O objetivo foi resgatar e valorizar o projeto original de seus avós.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Esta casa foi originalmente projetada em 1958 pelo arquiteto suíço Theodor Cron , cuja produção arquitetônica tornou-se uma das principais referências da arquitetura moderna peruana.

Corte 5
Corte 5

O projeto original utiliza uma linguagem com elementos  horizontais, que formam espaços com alturas singulares, mas garante uma continuidade espacial suave entre o interior e exterior; através de transições sutis de baixas alturas, parapeitos e longos planos horizontais e verticais.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Esta proposta de composição não lida corretamente com vistas para a baía de diferentes ambientes da casa. Os materiais reforçam estas relações espaciais, o revestimento de certas paredes foi feito com pedras naturais obtidas a partir das escavações da colina para a construção do projeto.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Estratégia

A nova proposta deve respeitar as qualidades do projeto original e foi considerado primordial, antes do projeto, estudar os planos originais e estender a documentação sobre a obra do arquiteto Theodor Cron, para entender a melhor maneira possível de intervir no edifício existente .

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

 A abordagem começa por libertar o edifício de todas as extensões e modificações que não estavam no projeto original, para depois consolidar a proposta original e resgatar os elementos essenciais que a definiram.

Planta Baixa 1
Planta Baixa 1

A renovação centrou-se na adequação das áreas de serviço de acordo com os novos sistemas , equipamentos e demandas dos clientes, bem como acabamentos atualizados, onde foi compreendido que os novos materiais utilizados deveriam ser neutros para não competir com os materiais existentes.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

 A ampliação é definida a partir dos requisitos dos clientes de novos ambientes sociais e de lazer , para as diferentes atividades durante os fins de semana. O programa adicional inclui um novo terraço para o nível dos quartos, uma nova piscina e um terraço . Um terceiro e quarto níveis são, assim, criados para os serviços técnicos complementares.

Planta Baixa 2
Planta Baixa 2

O projeto segue as diretrizes estabelecidas pelo projeto original, utilizando muros baixos nos terraços e superfícies horizontais longas, mas reinterpretando e adaptando-os ao perfil do entorno do terreno, bem como palmeiras e outras árvores existentes. A linguagem da composição é reforçada através da utilização de pedra natural local em revestimentos .

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Nas áreas privadas da casa buscou-se reforçar o caráter de espaços mais íntimos, com aberturas menores e novas paredes com persianas de madeira que controlam as vistas do lado de fora. Ao contrário das vistas panorâmicas sobre a área social, as vistas dos dormitórios são direcionadas para pontos específicos da baía.

Planta Baixa 3
Planta Baixa 3

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Adrián Noboa Arquitecto
Escritório
Cita: "Casa em Ancón / Adrián Noboa Arquitecto" [Casa en Ancón / Adrián Noboa Arquitecto] 22 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768649/casa-em-ancon-adrian-noboa-arquitecto> ISSN 0719-8906