Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 2 de 35Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 3 de 35Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 4 de 35Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 5 de 35Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Mais Imagens+ 30

  • Arquiteto Técnico: Alejandro Pallares Manrique
  • Cálculo Da Estrutura: Calconsa
  • Esboço: Rafael Maguillo Gago
  • Diretor Da Obra: Manuel Quijano Vallejo
  • Diretor Executivo: Alejandro Pallares Manrique
  • Diretor De Projeto: Estudio GAAS. (Francisco Gamboa Antiñolo- Javier Gómez Ramallo)
  • Construtora: UTE Circulo Mercantil Eiffage-Inabensa
  • Cidade: Sevilha
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 8 de 35
© Javier Orive

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é o ápice, por parte do Círculo Mercantil Industrial de Sevilha, de uma série de obras de melhoria nas suas instalações esportivas. Nestes equipamentos, inaugurados em 1970, somente haviam sido feitas pequenas reformas e atuações, geralmente desconexas entre si. É por isso que o clube recentemente redigiu um plano diretor de modernização com uma visão global do conjunto.

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 9 de 35
© Javier Orive

O projeto aborda, por um lado, um novo plano diretor da zona norte do terreno e por outro a execução de um edifício multiuso. Esta área estava ocupada por espaços residuais e diferentes edificações desconexas e obsoletas, dando as costas para o rio. Assim, decidiu-se pela demolição destas edificações e sua substituição. O plano diretor situa o novo edifício paralelo a empena norte, eliminando os espaços residuais e habilitando um espaço livre em frente ao rio. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 26 de 35
Planta Baixa - térreo

O programa multiuso do edifício (nova entrada ao clube, área administrativa, sala multiuso, dependências esportivas e salões sociais), faz com que o projeto não responda a nenhuma tipologia reconhecível. O resultado final é fruto dos condicionantes do terreno, sua localização e o programa a ser desenvolvido. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 7 de 35
© Javier Orive

Projeta-se uma arquitetura racionalista na qual é eliminada toda a ornamentação vazia e gratuita, com predominância de formas geométricas simples onde os distintos elementos projetados respondem a uma função ou condicionante específicos. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 17 de 35
© Javier Orive

Sua privilegiada localização, na margem do Rio Guadalquivir e em frente ao Parque Maria Luisa é primordial, sendo a condicionante mais importante. Assim, o edifício se abre ao rio, criando uma fachada leste totalmente envidraçada. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 10 de 35
© Javier Orive

Na fachada norte, no primeiro pavimento, já acima da altura do limite do terreno e como uma reinterpretação do típico "fechamento" da arquitetura andaluz, projeta-se um grande mirante em direção as magníficas vistas do centro antigo da cidade. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 14 de 35
© Javier Orive

A transição entre o novo edifício e o atual, de um só pavimento, é resolvida situando a área de maior altura próxima a empena norte e escalonando distintos volumes de menor altura conforme se aproximam da edificação existente. Isto permite também a existência de terraços em todas os pavimentos, conectados por um percurso de escadas exteriores. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 4 de 35
© Javier Orive

Projeta-se um edifício com alta eficiência energética. Os componentes da sua envolvente lhe conferem um alto grau de isolamento térmico. As grandes superfícies envidraçadas situam-se, com exceção da fachada leste, nas fachadas norte e sul, e proteções solares adequadas são incorporadas no projeto. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 35 de 35
Corte Longitudinal

O desenho especial da instalação de ar condicionado e a produção de água quente o faz altamente eficiente. Utiliza-se a geotermia com dois poços, de extração e injeção, até o nível freático. Isto permite, entre outras coisas, não ter de situar nenhuma maquinaria na cobertura, deixando toda a superfície acessível para os usuários. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 16 de 35
© Javier Orive

A nova entrada do clube é projetada como uma peça de imagem potente e singular, facilmente identificável desde a Av. Presidente Adolfo Suárez. Para isto, um grande pórtico formado pelo plano horizontal que voa sobre a linha da fachada é projetado. Ele se apóia na extremidade do edifício administrativo e, no encontro com o outro, se dobra criando uma geometria trapezoidal, buscando o apoio no terreno. Toda esta peça está revestida com painéis de alumínio, cor cinza escuro, utilizados também em outras áreas do edifício. 

Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo - Imagem 13 de 35
© Javier Orive

O edifício é incorporado às fachadas voltadas ao rio, criando a imagem de uma arquitetura atual, mas sem estridência, graças a sua escala adequada ao entorno, seus volumes de formas simples e cor clara, quase branca.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Presidente Adolfo Suarez, 3, 41011 Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Círculo Mercantil e Industrial de Sevilha / Manuel Quijano Vallejo" [Circulo Mercantil Industrial Sports Center / Manuel Quijano Vallejo] 12 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768393/circulo-mercantil-e-industrial-de-sevilha-manuel-quijano-vallejo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.