Bar Capitán Central Cervecera / Guillermo Cacciavillani.Bar Makers

Bar Capitán Central Cervecera / Guillermo Cacciavillani.Bar Makers - Mais Imagens+ 16

© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no boêmio Bairro Güemes da cidade de Córdoba, Capitán Central Cervecera (CCC) re-conceitualiza uma antiga estação de polícia e a converte em um bar monumental que integra concreto, ferro e vidro sobre uma área de mais de 500 m². O projeto foi dirigido por Guillermo Cacciavillani, co-fundador e atual diretor criativo de Bar Makers, e é a obra mais desafiante desta empresa dedicada ao desenvolvimento de espaços gastronômicos.

Transformar o bairro, torná-lo um lugar novamente atraente, uma história viva, é o espírito que está revitalizando uma área que durante muitos anos ocupou a margem da cena urbana da cidade.

© Gonzalo Viramonte

Este bar é construído no marco de uma galeria comercial à céu aberto chamada Barrio. Para obter a concessão dos espaços gastronômicos dentro desta galeria, Bar Makers projetou um formato moderno baseado na originalidade do espaço que estava sendo construído. Uma ideia que abriu o jogo: Cervejas que unem as pessoas porque são autênticas. CCC foi concebido conceitualmente como um lugar a se convidar os amantes da cerveja e aos produtores apaixonados por suas receitas, motivando o público a eleger a qualidade e ambiência do bar.

© Gonzalo Viramonte

Morfologicamente o bar revela uma estética industrial acentuada através de ícones em seu projeto. Uma fachada despojada, um imponente portal de concreto armado de 5 metros com um arco angular, estendido em sua parte superior por uma chaminé oxidada a mais de 7 metros de altura. Apresenta uma legenda em neon fixada na parede da entrada com os dizeres: "obsessão por criar algo bonito", uma frase sintética e contundente.

© Gonzalo Viramonte

A cor cinza do concreto aparente serve de fundo para o enorme círculo de tubulações vermelhas aparentes que percorrem as paredes e o teto, simulando um sistema de segurança de água e prevenção de incêndios. Esta rede de tubulações, além de cumprir sua função ornamental como suporte de luminárias também distribuem as linhas de cerveja nos diferentes bares. O lugar expõe um pé direito duplo que reforça a monumentalidade da entrada e é complementado com quatro grandes lustres com a mesma tubulação.

Corte

Capitán propõe dois pavimentos conjugados através de uma escadaria vermelha concêntrica coberta por uma fita metálica que dá a impressão de ser uma enorme peça flutuante. Grandes balcões de metal geram continuidade dos ambientes com a escadaria e permitem a conexão visual entre ambas as plantas. Amplas superfícies de concreto alisado abrem os espaços em forma de pátios, um deles no térreo e outro no terraço; este último oferece uma bela vista de todo o bairro.

© Gonzalo Viramonte

O bar reforça o conceito através de seus detalhes. Seus três painéis metálicos facetados tridimensionalmente em forma poligonal, com 5 m de altura e 2 m de largura reforçam a escala do lugar. O mobiliário é inovador e continua a linha do exterior combinando peças de ferro, madeira e estofados vermelho. Os bares são grandes figuras geométricas de concreto pré-moldado.

© Gonzalo Viramonte

A sinalética oscila entre grandes letras de concreto e iconografia de mensagens simples. No pátio principal há uma grua oxidada original utilizada na construção civil que agora serve de cabine para os DJ's convidados. O destaque aconchegante fica por conta da vegetação arbustiva e robusta que ocupa os canteiros do lugar.

© Gonzalo Viramonte

Um bar que explora estilos modernos entre a arquitetura e os sabores de suas cervejas sem deixar de se comover com o projeto simples e as formas clássicas. Acreditamos na capacidade do homem para transformar o que a natureza nos proporciona e convertê-lo em algo extraordinário. Assim foi criado o Capitán.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Cordoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar Capitán Central Cervecera / Guillermo Cacciavillani.Bar Makers" [Capitán Central Cervecera / Guillermo Cacciavillani.Bar Makers] 07 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767966/capitan-central-cervecera-guillermo-cacciavillanar-makers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.