O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. Salagnac Arquitectos
  6. Casa Jardim do Mar / Salagnac Arquitectos

Casa Jardim do Mar / Salagnac Arquitectos

Casa Jardim do Mar / Salagnac Arquitectos
Casa Jardim do Mar / Salagnac Arquitectos, © Gunther Intelmann
© Gunther Intelmann

© Gunther Intelmann © Gunther Intelmann © Gunther Intelmann © Gunther Intelmann + 17

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa para Salagnac Arquitectos foi projetar uma casa de repouso para duas famílias jovens, com residência permanente nos Estados Unidos e que visitam com regularidade a área de Nosara, Costa Rica, para aproveitar o sol tropical, as praias e a prática do surfe. A residência chamada Jardim do Mar se construiu em um terreno plano que faz fronteira com uma plantação de arroz e a paisagem das montanhas ao longe.

© Gunther Intelmann
© Gunther Intelmann

É similar à um pequeno hotel, pois a área social é ampla e dá destaque às vistas do próprio jardim e piscina, enquanto os dormitórios são acessados ao longo de um passeio aberto de forma independente. A forma em 'L' separa claramente as duas extensões e ao mesmo tempo as reúne em direção ao jardim.

Planta Baixa
Planta Baixa

A casa e seus habitantes acordam cedo, a primeira luz ao leste a ilumina completamente e convida a desfrutar de uma manhã tropical. Os dormitórios são alinhados ao leste-oeste com grandes beirais que os mantém frescos e protegidos do sol, mas dentro deles a atmosfera é aberta e transparente. A madeira de Melina de cor amarelo claro e as cores branco e cinza nas paredes e pisos, proporcionam um ambiente luminoso, natural e relaxante. Isto é interessante porque tradicionalmente as madeiras utilizadas nos países tropicais tendem a ser escuras de forma natural ou tingidas, mas devido às proibições e escassez destas madeiras exóticas, se vê cada vez mais a utilização de madeiras de plantio como Teca e Melina, que são mais claras e melhoram a qualidade da iluminação nos espaços. Os banheiros são abertos, com paredes relativamente baixas que permitem visualizar dos interiores o céu, as árvores, sentir a brisa, os sons e movimentos da natureza. O clima da Costa Rica permite viver no exterior todo o ano, inclusive na época chuvosa se desfruta a vida ao livre, a ventilação e iluminação natural.

© Gunther Intelmann
© Gunther Intelmann

A área social, a varanda, a piscina e o jardim são compreendidos apenas como um só, borrando o limite entre os interiores e exteriores, fazendo com que seus habitantes aproveitem na sombra ou ao ar livre a comodidade que a casa oferece, e podem reunir família e amigos em um ambiente livre e amplo. Quando cai a noite, é o momento de olhar o céu estrelado, a lua e o jardim iluminado, a casa que é um espaço de proteção, segue aberta ao exterior.

© Gunther Intelmann
© Gunther Intelmann

O projeto é racional em sua forma e uso de materiais. Onde foi possível, a estrutura e a cobertura ficaram aparentes, o que representou uma economia de materiais e mão de obra. Foram utilizados pedra e madeira locais reduzindo custos de transporte e favorecendo o mercado local. Além disso, foi utilizado métodos construtivos comuns na região, como paredes em alvenaria, concreto lixado em pisos e paredes, e trabalhos modulares em madeira e metal.

© Gunther Intelmann
© Gunther Intelmann

Neste projeto foram integrados diversos elementos contrastantes: um estilo de vida moderno em um ambiente rural natural, um projeto de linhas retas com materiais orgânicos e locais; a comodidade criada pela arquitetura e o aproveitamento da vida na natureza.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Salagnac Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Jardim do Mar / Salagnac Arquitectos" [Casa Jardín del Mar / Salagnac Arquitectos] 06 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767954/casa-jardim-do-mar-salagnac-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.