Reabilitação da Habitação em Baralla / OLAestudio

Reabilitação da Habitação em Baralla / OLAestudio - Mais Imagens+ 12

  • Construtora: ODEGAL
  • Carpintaria: DAEVA
  • Arquiteto Encarregando: Oscar López Alba
  • Cidade: Baralla
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Héctor Santos-Diez

...construir em blocos de pedra...

Uma casa é queimada e restam apenas as recordações e um bloco de muros de pedra. Como dar a ela uma nova identidade, como fazer que a casa original de uma família de 11 irmãos, agora sua segunda residência, volte a ser o local de encontro para construir novas memórias?

© Héctor Santos-Diez

O desafio reside em construir um refúgio com atmosferas diferentes e explorar todas as possibilidades desse bloco vazio. O programa é simples: dotá-la do maior número de dormitórios possível e do maior número de espaços de estar para o uso de pessoas e famílias com hábitos diferentes. A partir disso, a única premissa é o orçamento e nossa sensibilidade.

© Héctor Santos-Diez

Propusemos que a casa gradue sua luz e suas atmosferas, um refúgio acolhedor e íntimo no piso de acesso, contínuo em paredes e tetos de madeira perpendiculares às janelas até o jardim e os anexos. A casa busca luz e vistas distantes no primeiro pavimento. As superfícies transformam-se em paredes pintadas e grandes portas de correr de madeira brancas. No térreo coberto está um pequeno estúdio recolhido com luz zenital e vistas diagonais. O concreto equilibra sua textura conforme olha-se para cima por conta da claraboia da cobertura.

Plantas Finais

A escada articula o programa, os cheios e os vazios. Sua implantação é marcada pelas aberturas existentes nas fachadas laterais e as vistas longitudinais permitidas. Serve como fundo das portas perpendiculares à fachada aberta. Este bloco deveria expandir-se e sair de seus limites em todos os seus pontos, buscando a paisagem.

© Héctor Santos-Diez

Concreto, madeira, aço corten e vidro. O bloco de pedra articula-se em torno do muro central de concreto e envolve a casa e tem continuidade na escada. Os núcleos de armários definem os cômodos e ocultam todo o conjunto de portas de correr que permitem as vistas da paisagem a partir de cada ponto dos dormitórios para além de suas janelas.

© Héctor Santos-Diez

A casa abre-se ao jardim interno, além de abrir-se às vistas distantes, a galeria de madeira original desaparecida transforma-se em um grande vidro com estruturas de aço corten. Parte dos muros são reconstruídos recuperando o ritmo de aberturas da fachada de frente para a rua e outros abrem-se totalmente ao jardim. Combina-se a argamassa de cal com os planos de pedra aparente.

© Héctor Santos-Diez

Arquitetura sóbria de luz e superfícies. Um detalhe da história de um lar e seus donos, o conjunto de registros do vidoeiro no interior. Uma lembrança do pouco que sobrou de uma porta de castanheira transformada em um móvel de centro.

Elevações Finais

O incêndio destruiu uma centena de livros, móveis e memórias. Nosso trabalho? Construir o palco para voltar a preencher a casa com uma centena de livros, móveis e memórias.

© Héctor Santos-Diez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação da Habitação em Baralla / OLAestudio" [Rehabilitación de Vivienda en Baralla / OLAestudio] 05 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767898/reabilitacao-de-habitacao-em-baralla-olaestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.