Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 2 de 22Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 3 de 22Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 4 de 22Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 5 de 22Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Mais Imagens+ 17

Valladolid, Espanha
  • Direção De Obra: Óscar Miguel Ares Álvarez
  • Colaboradores: Bárbara Arranz González, Jesús J. Ruiz Alonso, Laura Álvaro Alonso, Mario Rabanillo
  • Construtora: Conedavi S.L.
  • Cidade: Valladolid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 4 de 22
© Jesús J. Ruiz Alonso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de renovação de um pátio doméstico na rua Platerías do pequeno município de Santibañez de Valcorba - Valladolid - foi planejado como anexo de vários pavilhões a duas residências existentes através de distintos mecanismos de sutura.

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 12 de 22
© Jesús J. Ruiz Alonso

Essencialmente, a estratégia foi construir uma cobertura plana que conectasse ambas as casas. Os pavilhões foram construídos com materiais reciclados: foi reutilizada a pedra da demolição prévia para executar os muros de carga, por isso foi aproveitado entre 50-60% dos materiais que tínhamos.

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 7 de 22
© Jesús J. Ruiz Alonso

O demais é um jogo de relações entre conceitos opostos que geram distintas tensões formais: leveza/solidez; opacidade/transparência; cheio/vazio; abstração/figuração.

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 18 de 22
Planta Baixa

No nosso processo de enfrentamento de dualidades opostas, foi essencial a definição de uma plataforma neutra sobre a qual se levantam os pavilhões de vidro e alvenaria - para conseguir o efeito da continuidade e que ao mesmo tempo existisse um jogo de relação material com as paredes de alvenaria e as preexistentes.

O fechamento exterior é opaco, sólido. Interpreta a tradição do entorno ao ser realizado com alvenaria e técnicas tradicionais de cimento da região.

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 20 de 22
Corte

Nossa intenção foi a de recuperar os símbolos e códigos cotidianos representados em muros e portões, pedra e cimento, privacidade e reclusão. Um exterior hermético no qual o limiar leva a uma atmosfera de luz, contrastes e transparências.

Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez - Imagem 15 de 22
© Jesús J. Ruiz Alonso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do pátio em Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez" [Patio Refurbishment in Santibañez de Valcorba / Óscar Miguel Ares Álvarez] 03 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767856/reforma-do-patio-em-santibanez-de-valcorba-scar-miguel-ares-alvarez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.