Centro Esportivo Zhonghe / Q-Lab

Centro Esportivo Zhonghe / Q-Lab - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Q-Lab; Q-Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12090
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Highlite Images
  • Principal: Sense Tseng, Borden Tseng
  • Diretor De Design: Borden Tseng
  • Gestão De Projeto: Tunghan Wu
  • Desenho De Projeto: Liyu Chen, Jimmy Chang, Junyang Wang
  • Construtora: Best Giving
  • Cliente: New Taipei City Government
  • área Do Lote: 23420 m2
  • Cidade: Zhonghe
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
© Highlite Images

Análise do Projeto

Tradicionalmente, a maioria dos centros esportivos a nível distrital em Taiwan foram construídos como edifícios de escritórios implantados dentro de tecidos urbanos muito adensados. Como resultado, estes edifícios, muitas vezes, não atingem seu pleno potencial nem abrem mais oportunidades para o público em geral em termos de compromissos sociais e arranjos espaciais. Programas no interior destes edifícios são normalmente separados por lajes que desconectam as atividades e bloqueiam conexões visuais entre si, fazendo com que os visitantes, muitas vezes, sejam deixados sem opções a não ser tomar elevadores para chegar aos destinos desejados. A falta de qualidades espaciais e visuais foi muitas vezes o resultado deste tipo de construção, particularmente nas cidades metropolitanas de Taiwan. O Q-Lab compreende os desafios subjacentes e decide se envolver com o projeto em uma abordagem urbanística, bem como a partir da consciência de agendas sociais.

© Highlite Images

Condições de Projeto

O local em questão está localizado dentro de um grande parque de lazer. O limite é demarcado por uma estrada principal para o norte, um parque de estacionamento existente para o leste, uma academia de natação para o oeste e uma quadra de basquete ao ar livre para o sul. Utilitários existentes, tais como tubos de gás e água de esgoto do local foram mantidos de acordo com as diretrizes de projeto. Além disso, o orçamento global é de apenas US $ 13mil por metro quadrado, em comparação com o padrão internacional de US $ 25mil por metro quadrado.

© Highlite Images

Conceito do Projeto

O projeto parte de uma análise urbanística que ajuda a determinar onde o edifício principal deveria estar localizado e que altura deveria ter. O edifício, em seguida, segue o plano geral e desenvolve-se a partir das diretrizes associadas a tal. O conceito de projeto do centro de esportes foi então gerado a partir da ideia de empilhar todos os programas necessários na forma mais compacta possível, de maneira a incorporar seções de construção lúdicas que envolvem espaço interior com um ambiente ao ar livre, e, ao mesmo tempo, envolver arranjos espaciais com conectividades visuais . Uma importante decisão foi a de abrigar o campo de hóquei a uma certa distância do edifício principal e enterrá-lo profundamente no terreno, revelando apenas o seu telhado triangulado com cobertura de grama na parte superior. Ao fazê-lo, fomos capazes de reduzir a altura do edifício e criar menos congestionamento urbano em termos de construção de massa e escala. Além disso, com a grama e o solo que cobrem o telhado do campo de hóquei, foi possível evitar que o calor do verão penetrasse diretamente no espaço interior. Como resultado, a carga de refrigeração foi ainda mais reduzida e um ambiente mais sustentável tornou-se possível para o distrito de Zhonghe.

© Highlite Images

Execução do Projeto

Devido ao baixo orçamento para a obra, os métodos de construção, a seleção de materiais, bem como a geometria edifício foram igualmente importantes para ajudar a concretizar a intenção do projeto. O Q-Lab dedicou uma enorme quantidade de tempo até encontrar a melhor geometria para a  construção, de modo a deixar o espaçamento entre colunas sempre iguais e mantê-las alinhadas; todas as fachadas seriam moduladas e unificadas, e todas as peças da estrutura seriam facilmente erguidas e montadas. Além disso, para economizar ainda mais no custo total, apenas os espaços de longa extensão foram realizados em estrutura de aço, enquanto o resto do edifício foi construído com concreto armado nos pisos inferiores. O átrio do primeiro pavimento foi projetado para ser um espaço de pé direito duplo, com níveis mezanino em ambos os lados por todo o caminho através do comprimento do edifício, de modo que o embasamento resultou em um local aberto e espaçoso, com nenhuma obstrução à vista. Este espaço do átrio foi concebido para funcionar como uma sala de estar urbana, que recebe os visitantes com espaços bem iluminados e dispõe de mobiliário urbano para  o uso das pessoas como um local de permanência. O mezanino abriga uma sala de fitness, sala de spinning-bike e três salas de ioga. O terceiro pavimento abriga seis quadras de badminton e dois campos de squash. O quarto pavimento abriga duas quadras de basquete e uma sala de escalada. Estes quatro pisos foram agrupados de maneira a formar o "edifício principal", com um exterior facetado que dialoga com a paisagem montanhosa circundante. O campo de hóquei, por outro lado, foi implantado longe do edifício principal e revela apenas o seu telhado verde para o público em geral, com janelas triangulares para as pessoas que espreitam abaixo. Este telhado triangular estende-se por quase 60 metros de comprimento e 30 metros de largura, sem uma única coluna. Além disso, mais de duas centenas de lugares a nível B1 foram fornecidos para ocasiões de jogos.

© Highlite Images

Conclusão

Um centro esportivo em Taiwan é um local para encontrar, ver e ser visto. Trata-se de uma tipologia de edifício que lida com estritas demandas de cada esporte e, ao mesmo tempo, atrai o público com compromissos e eventos sociais. A abordagem do Q-Lab no projeto leva em conta seu contexto ambiental e o concretiza com forte expressividade estrutural e integridade arquitetônica. Nós nos esforçamos para tornar os edifícios públicos sociáveis e acessíveis, com qualidade dinâmica no espaço e na forma. O Centro Esportivo Zhonghe rompe com a norma de tipologia edifício convencional. É um lugar para conhecer, ver e ser visto.

© Highlite Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zhonghe District, New Taipei City, Taiwan (RC) 235

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Esportivo Zhonghe / Q-Lab" [Zhonghe Sports Center / Q-Lab] 02 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767662/centro-esportivo-zhonghe-q-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.