O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. José Schreiber Arquitecto
  6. 2014
  7. Casa Container / José Schreiber Arquitecto

Casa Container / José Schreiber Arquitecto

Casa Container / José Schreiber Arquitecto
Casa Container / José Schreiber Arquitecto, © Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

© Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa + 27

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vida cotidiana nos mobiliza a um ritmo vertiginoso. Começando pela escolha do bairro, localizado nas aforas de San Francisco, passando pela aquisição do terreno e definindo o projeto que pretende ser um reduto de descanso longe do centro, caracterizado pela qualidade ambiental de seu contexto imediato. A versatilidade de seus espaços acompanha as mudanças nos modos de vida e composição familiar contemporâneos.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Esta obra é resultado da busca por inovação técnica, estética e funcional. Sua morfologia é composta por duas caixas dispostas em "L" que estruturam o térreo contendo todos os serviços (entrada, cozinha e despensa em um container. Lavabo, banheiro, churrasqueira, oficina e depósito em outro).

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

O vazio entre ambas as caixas é onde ocorre a vida pública: garagem / churrasqueira e sala de estar / copa. Sobre estes, no pavimento superior, está o elemento unificador do conjunto: um grande volume maciço de construção tradicional que gravita sobre os containers, abrigando os dormitórios e banheiro.

Planta - Superior
Planta - Superior

O projeto é caracterizado por olhar para três premissas básicas: a inovação tecnológica, a velocidade e a simplificação dos materiais de construção. Os containers marítimos foram em resposta ao projeto original da casa, que procurou usar elementos originalmente concebidos para uma outra função e reciclá-los para enfrentar um novo desafio.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Seus interiores estão equipados com espuma de poliuretano, os tetos são pintados com látex, paredes verticais são revestidas com placas de gesso, escondendo instalações. Os pisos são de cimento liso, que acompanha a continuidade espacial da casa.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

No exterior, a casa é fechada por uma fachada cega para preservar e proteger a privacidade das orientações mais perniciosas (Sul e Oeste). As aberturas localizados em direção à rua foram realizadas em chapa de aço extraído dos recipientes, a porta de acesso é o melhor exemplo. No interior, os quartos são abertos para o pátio, apreciando as melhores condições para estas latitudes (Norte e Leste), maximizando a iluminação e ventilação natural durante todo o dia. As janelas são de alumínio de alta performance, vidro duplo selado para a habitabilidade adequada.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Container / José Schreiber Arquitecto" [Container House / José Schreiber Arquitecto] 25 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767378/casa-container-jose-schreiber-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.