Casa VA / SuperLimão

Casa VA / SuperLimão - Imagem 2 de 17Casa VA / SuperLimão - Imagem 3 de 17Casa VA / SuperLimão - Escada, CorrimãoCasa VA / SuperLimão - Imagem 5 de 17Casa VA / SuperLimão - Mais Imagens+ 12

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Autores: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Sérgio Cabral, Antonio Carlos Figueira de Mello
  • Colaboradores: Luciana Uras, Giacomo Mezzadri
  • Construtora: Foco Engenharia/SuperLimão Studio
  • área Do Terreno: 100 m²
  • Fabricação Chapas Metálicas: Ingecold
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa VA / SuperLimão - Janela, Fachada, Aido
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um retrofit de uma pequena residência situada em uma antiga vila operária no bairro do Itaim Bibi, região amplamente adensada por prédios na cidade de São Paulo.

Apesar do péssimo estado de conservação, a casa estava praticamente inalterada o que, junto com o aproveitamento de áreas anistiadas pela mudanças na legislação nas últimas décadas, nos fez optar por preservá-la.

Casa VA / SuperLimão - Chuveiro, Banheiro
© Maíra Acayaba

Em um terreno estreito e comprido era necessária a criação de dois banheiros um closet e uma lavanderia para que a casa pudesse atender as necessidades dos atuais proprietários.

A opção foi demolir uma parte relativamente nova da casa, e construir um anexo que, ao mesmo tempo que criaria novas áreas, permitiria a retirada de paredes  e reforçaria a casa que estava sob serio risco estrutural.

Casa VA / SuperLimão - Mesa, Tijolo, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

O partido escolhido deixa claro novos elementos em contraponto com os antigos devidamente restaurados.

A estrutura antiga foi preservada ao máximo, paredes de tijolos descascadas, escada, caixilhos e portas foram entregues aos cuidados de um restaurador de móveis.

Casa VA / SuperLimão - Imagem 16 de 17
Corte

A ala nova possui a forma de paralelepípedo executado em estrutura metálica com caixilhos de vidro piso-teto permitindo a máxima de ventilação e iluminação, para garantira o conforto térmico a estrutura foi revestida com chapas de alumínio perfuradas especialmente desenhadas para o projeto.

Casa VA / SuperLimão - Imagem 5 de 17
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VA / SuperLimão" 24 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767331/casa-va-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.