Boitempo e Sesc São Paulo promovem o “Seminário Internacional Cidades Rebeldes”

A Boitempo Editorial, que completa 20 anos de história em 2015, e o Sesc São Paulo realizam entre os dias 9 e 12 de junho o Seminário Internacional Cidades Rebeldes, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma série de eventos promovidos pela Revista Margem Esquerda desde 2004. Estarão reunidos mais de 40 conferencistas para discutir o presente e o futuro das cidades como palco de disputas políticas, ideológicas e sociais.

A urbanização é o motor de uma economia de escala planetária, que vem despejando concreto em um ritmo sem precedentes sobre a superfície terrestre. Estudos apontam que em 2050 mais de 75% da população mundial habitará cidades. No entanto, o boom de urbanização não tem se traduzido em maior qualidade de vida para a população; pelo contrário, a vida nas cidades está cada vez mais difícil.

É neste contexto que grupos de pensadores e ativistas estão explorando alternativas, por vezes no despertar de revoltas urbanas, e em outras instâncias, como neste seminário internacional, para estimular a busca por melhores formas de vida urbana.

Um dos principais homenageados do Seminário é o geógrafo britânico David Harvey, que participa da mesa de fechamento em torno de seu livro Paris, capital da modernidade. Ao longo dos quatro dias de debates, a Boitempo e o Sesc também promovem o Curso de Introdução à Obra de David Harvey, com alguns dos principais especialistas no pensamento urbano crítico no Brasil: Ermínia Maricato, Mariana Fix, Raquel Rolnik e Marcio Pochmann.

A lista de convidados internacionais conta ainda com Stephen Graham, professor de Cidades e Sociedades na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e autor do livro Cities Under Siege (Boitempo, no prelo) e um dos autores da coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação; Domenico Losurdo, professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino, na Itália, autor de A luta de classes: uma história política e filosófica; e Moishe Postone, canadense, professor de História na Universidade de Chicago e autor de Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx; dentre outros.

O Seminário Internacional Cidades Rebeldes prevê ainda o lançamento de seis obras inéditas da Boitempo Editorial: A cidade das letras, de Ángel Rama; A luta de classes: uma história política e filosófica, de Domenico Losurdo; De que lado você está? Reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil, de Guilherme Boulos; Paris: capital da modernidade, de David Harvey; a coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação, e a 24° edição da Revista Margem Esquerda, com dossiê temático “Cidades em conflito; Conflitos nas cidades”.

Inserido em uma tradição de parcerias entre a Boitempo Editorial e o Sesc São Paulo (Revoluções, em 2011 e Marx: a criação destruidora, em 2013), o seminário desta vez pretende ir além da discussão acadêmica, envolvendo também palestrantes ligados à vida pública, ao poder institucional, a movimentos sociais e políticos, às artes e que tem em comum um histórico de pensamento em relação às cidades, à questão urbana e ao seu papel nas transformações sociais.

Serão discutidas questões como os efeitos do neoliberalismo nas cidades, as insurgências urbanas na história, a urbanização militarizada, os megaeventos esportivos, desenvolvimento urbano e meio ambiente, a mobilidade e as novas configurações das lutas de classe.

Seminário Internacional Cidades Rebeldes

  • Data: de 9 a 12 de junho de 2015
  • Local: Sesc Pinheiros
  • Endereço: Rua Paes Leme, 195, São Paulo - SP
  • Inscrições: aqui
  • Mais informações aqui

Via Cidades Rebeldes

  • Título

    Seminário Internacional Cidades Rebeldes
  • Website

  • Organizadores

  • De

    09 de Junho de 2015 12:00 AM
  • Até

    12 de Junho de 2015 12:00 AM
  • Onde

    Sesc Pinheiros
  • Endereço

    Rua Pais Leme, 195 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Boitempo e Sesc São Paulo promovem o “Seminário Internacional Cidades Rebeldes”" 23 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767283/boitempo-e-sesc-sao-paulo-promovem-o-seminario-internacional-cidades-rebeldes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.