O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Parque
  4. Chile
  5. Jaime Alarcón Fuentes
  6. 2014
  7. Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes

Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes

Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes
© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza
  • Arquitetos

  • Localização

    Temuco, Temuco, Região de Araucanía, Chile
  • Equipe Urbana

    Rodrigo Ibañez / Valeria Constanzo, Franco Gonzalez.
  • Equipe Social

    Rodrigo Ibañez / Valeria Constanzo, Franco Gonzalez.
  • Área

    8400.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Rodrigo Meza © Rodrigo Meza © Rodrigo Meza © Rodrigo Meza + 26

  • Arquiteto SECPLA

    Fernando Aguilera J.
  • Arquiteto MINVU

    Marcelo Marin V.
  • Financiamento

    Programa Quiero Mi Barrio MINVU + Municipalidad de Temuco
  • Imagens

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lounge urbano

O Parque Recreativo de Venecia foi desenvolvido por um programa governamental que vai revitalizar bairros em áreas críticas da cidade, através de um plano integrado de intervenções urbanas e sociais. 

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

O parque vem suprir a falta de espaços públicos urbanos recreativos, de lazer e esporte que a área não havia, incluindo-a num plano com seu rio integrado na cidade de Temuco, Chile. Este parque, devido à sua escala e condição de intenso uso, permitiu um desenvolvimento de um projeto altamente participativo onde um conceito cidadão foi desenvolvido em um nível intermediário, englobando os usos coletivos e individuais dos interesses do bairro. Por exemplo, a integração de brincadeiras típicas chilenas como o pau-de-sebo, amarelinha, etc. Assim como um palco para apresentações, plataformas para piquenique urbanos, e outros. Juntamente com a comunidade, este parque foi chamado de 'Lounge Urbano'.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes
Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

O conceito como ideia principal foi desenvolver um projeto de nível intermediário, que responderia a falta de espaço nas unidades de habitação, assim como uma sala de estar o é, para reunir a família, na qual a integração familiar, o desenvolvimento da infância, a intervenção de uma criança em um espaço comunitário, não era uma prioridade em casa. A densidade de habitações era dominante, o uso da terra para construção colapsou o território, e este vazio na cidade foi transformado em uma oportunidade para aumentar e consolidar a qualidade dos espaços públicos. 

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Como consequência, uma série de espaços de uso regular foram projetados. Foram conectados com um cinturão de acesso na parte interna do parque, onde os espaços mortos se transformaram em espaços temporários e seu uso foi definido em função do clima, estação do ano ou períodos festivos. De modo geral, os espaços foram definidos em uma oficina de contexto presente-futuro, onde se projetou a imagem que deveria mostrar este parque na cidade, tendo em mente que este era um território sem identidade.

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Os espaços foram definidos como:

Plataforma de Grandes Apresentações: que é um espaço plano com ponto de suporte elétrico para se realizarem atividades comunitárias da região.

Plataforma de piqueniques e drenagem do parque: que é um espaço que procurar quebrar os espaços planos do parque locando um nível mais baixo com o propósito de dotar esta área das funções de drenagem do parque. Aproveitando as inclinações geradas pela escavação, planos horizontais foram criados para incentivar os piqueniques urbanos.

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Área de Jogos: com o objetivo de incentivar a cultura e as tradições através deste parque, as instâncias municipais e do governo incentivaram a criação de atividades temporárias, que irá destacar as tradições chilenas, onde diferentes jogos chilenos foram integrados, tais como pau de sebo, bocha e uma área para jogar amarelinha.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes
Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

A área de jogos foi definida também como uma zona de jogos de tabuleiro, com tênis de mesa, xadrez e dama. 

Campo multiuso: Este espaço, envolto por pequenas paredes de pedras de rio e uma grande superfície de areia foi definida com o propósito de suprir a necessidade de congregações locais em relação a espaço para suas atividades como escoteiros, atividades escolares e outras. 

Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes, © Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Área de jogos infantis: essas áreas foram criadas para crianças de acordo com a sua idade. 

Área de dunas: espaço de baixo custo onde foi reutilizado o terreno das escavações para a geração de dunas de grama, como um espaço abstrato de dispersão.

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a comunidade e as autoridades utilizando uma abordagem participativa, onde todos foram consultados.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes
Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

Em relação à iluminação, foram utilizadas lâmpadas de LED para reduzir os usos energéticos, além disso um campo de grama sintética foi acrescentado, criando uma área de esportes, no mesmo projeto.

© Rodrigo Meza
© Rodrigo Meza

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Jaime Alarcón Fuentes
Escritório
Cita: "Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes" [ Venecia Recreational Park / Jaime Alarcón Fuentes] 26 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767205/parque-recreativo-venecia-jaime-alarcon-fuentes> ISSN 0719-8906