Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes

© Rodrigo Meza
  • Arquitetos: Jaime Alarcón Fuentes; Jaime Alarcón Fuentes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rodrigo Meza
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cave

Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Secpla: Fernando Aguilera J.
  • Arquiteto Minvu: Marcelo Marin V.
  • Financiamento: Programa Quiero Mi Barrio MINVU + Municipalidad de Temuco
  • Imagens: Treile Films
  • Equipe Urbana: Rodrigo Ibañez / Valeria Constanzo, Franco Gonzalez.
  • Equipe Social: Rodrigo Ibañez / Valeria Constanzo, Franco Gonzalez.
  • Cidade: Temuco
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Meza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lounge urbano

O Parque Recreativo de Venecia foi desenvolvido por um programa governamental que vai revitalizar bairros em áreas críticas da cidade, através de um plano integrado de intervenções urbanas e sociais. 

© Rodrigo Meza

O parque vem suprir a falta de espaços públicos urbanos recreativos, de lazer e esporte que a área não havia, incluindo-a num plano com seu rio integrado na cidade de Temuco, Chile. Este parque, devido à sua escala e condição de intenso uso, permitiu um desenvolvimento de um projeto altamente participativo onde um conceito cidadão foi desenvolvido em um nível intermediário, englobando os usos coletivos e individuais dos interesses do bairro. Por exemplo, a integração de brincadeiras típicas chilenas como o pau-de-sebo, amarelinha, etc. Assim como um palco para apresentações, plataformas para piquenique urbanos, e outros. Juntamente com a comunidade, este parque foi chamado de 'Lounge Urbano'.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

O conceito como ideia principal foi desenvolver um projeto de nível intermediário, que responderia a falta de espaço nas unidades de habitação, assim como uma sala de estar o é, para reunir a família, na qual a integração familiar, o desenvolvimento da infância, a intervenção de uma criança em um espaço comunitário, não era uma prioridade em casa. A densidade de habitações era dominante, o uso da terra para construção colapsou o território, e este vazio na cidade foi transformado em uma oportunidade para aumentar e consolidar a qualidade dos espaços públicos. 

© Rodrigo Meza

Como consequência, uma série de espaços de uso regular foram projetados. Foram conectados com um cinturão de acesso na parte interna do parque, onde os espaços mortos se transformaram em espaços temporários e seu uso foi definido em função do clima, estação do ano ou períodos festivos. De modo geral, os espaços foram definidos em uma oficina de contexto presente-futuro, onde se projetou a imagem que deveria mostrar este parque na cidade, tendo em mente que este era um território sem identidade.

© Rodrigo Meza

Os espaços foram definidos como:

Plataforma de Grandes Apresentações: que é um espaço plano com ponto de suporte elétrico para se realizarem atividades comunitárias da região.

Plataforma de piqueniques e drenagem do parque: que é um espaço que procurar quebrar os espaços planos do parque locando um nível mais baixo com o propósito de dotar esta área das funções de drenagem do parque. Aproveitando as inclinações geradas pela escavação, planos horizontais foram criados para incentivar os piqueniques urbanos.

© Rodrigo Meza

Área de Jogos: com o objetivo de incentivar a cultura e as tradições através deste parque, as instâncias municipais e do governo incentivaram a criação de atividades temporárias, que irá destacar as tradições chilenas, onde diferentes jogos chilenos foram integrados, tais como pau de sebo, bocha e uma área para jogar amarelinha.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

A área de jogos foi definida também como uma zona de jogos de tabuleiro, com tênis de mesa, xadrez e dama. 

Campo multiuso: Este espaço, envolto por pequenas paredes de pedras de rio e uma grande superfície de areia foi definida com o propósito de suprir a necessidade de congregações locais em relação a espaço para suas atividades como escoteiros, atividades escolares e outras. 

Área de jogos infantis: essas áreas foram criadas para crianças de acordo com a sua idade. 

Área de dunas: espaço de baixo custo onde foi reutilizado o terreno das escavações para a geração de dunas de grama, como um espaço abstrato de dispersão.

© Rodrigo Meza

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a comunidade e as autoridades utilizando uma abordagem participativa, onde todos foram consultados.

Cortesia de Jaime Alarcón Fuentes

Em relação à iluminação, foram utilizadas lâmpadas de LED para reduzir os usos energéticos, além disso um campo de grama sintética foi acrescentado, criando uma área de esportes, no mesmo projeto.

© Rodrigo Meza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Temuco, Temuco, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Recreativo Venecia / Jaime Alarcón Fuentes" [ Venecia Recreational Park / Jaime Alarcón Fuentes] 26 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767205/parque-recreativo-venecia-jaime-alarcon-fuentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.