O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. M2.senos arquitectos
  6. 2012
  7. Casa JR / M2.senos arquitectos

Casa JR / M2.senos arquitectos

Casa JR / M2.senos arquitectos
Casa JR / M2.senos arquitectos, © José Carlos Melo Dias
© José Carlos Melo Dias

© José Carlos Melo Dias © José Carlos Melo Dias © José Carlos Melo Dias © José Carlos Melo Dias + 32

© José Carlos Melo Dias
© José Carlos Melo Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia insere-se num contexto periférico, caracterizado por uma malha urbana difusa. No sentido de integrar e contribuir para a estabilidade da envolvente, a proposta implanta-se no terreno, prevendo espaço para passeio e definindo alinhamentos de muros.

Planta Baixa
Planta Baixa

Por outro lado é a procura da relação com as pré-existências que definem toda a volumetria. O extenso paralelepípedo de um só piso, perpendicular à rua e que se prolonga até ao limite tardoz, é complementado por dois volumes transversais, revestidos a madeira, que se deslocam para sul. A um destes volumes, corresponde a cozinha. Ao segundo, que constituí a frente de rua, corresponde a suite. É este corpo mais baixo que encosta ao limite do terreno a sul, resolvendo a complexa relação com a moradia vizinha.

© José Carlos Melo Dias
© José Carlos Melo Dias

Ainda que com uma linguagem contemporânea, não se prescinde de recorrer a materiais absorvíveis, que garantem um conforto vivencial, e que conferem identidade plástica: o zinco e ripas de madeira de pinho, que num trabalho quase artesanal, procuram uma linguagem universal, mas sempre ligada à verdade dos materiais e do tempo.

Corte
Corte

A edificação desdobra-se em dois pisos, sendo um volumetricamente não presencial por se encontrar em cave. O corpo térreo principal, desenha-se longo, voltado para o interior do lote, garantindo os melhores quadrantes aos espaços habitáveis.

Do lado nascente, situam-se os quartos, protegidos por um pequeno pátio interior, que funciona como bolsa de ventilação e iluminação. A suite situa-se a sul, numa relação direta com o espaço exterior.

© José Carlos Melo Dias
© José Carlos Melo Dias

A poente, a construção afasta-se do limite do lote, criando um espaço exterior coberto, com zona de churrasqueira e copa exterior.

A sul, a sala volta-se para um estreito mas extenso jardim, através de uma área de deck e pala, que minimizam a exposição solar mais agressiva.

O alçado norte é mais contido, com aberturas pontuais a partir do corredor principal. Aproveitando a iluminação difusa de norte, o corredor adquire um carácter cênico, tornando-se um dos elementos fundamentais na vivência da moradia.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
M2.senos arquitectos
Escritório
Cita: "Casa JR / M2.senos arquitectos" [JR HOUSE / M2.senos arquitectos] 20 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767055/casa-jr-menos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.