Casa Marítimo / Seferin Arquitetura

Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Madeira, TijoloCasa Marítimo / Seferin Arquitetura - JanelaCasa Marítimo / Seferin Arquitetura - Janela, CadeiraCasa Marítimo / Seferin Arquitetura - Janela, Tijolo, FachadaCasa Marítimo / Seferin Arquitetura - Mais Imagens+ 13

Tramandaí, Brasil
Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A inserção da casa no terreno foi projetada considerando a transparência dos ambientes térreos para a área de preservação do local. Para possibilitar tal conexão foi criada uma varanda que circunda toda área social da casa, projetando-se sobre o terreno e aproximando-se da área verde.

Com projeto e construção no ano de 2011, a residência de 360m² ocupa um terreno de esquina de 560 m² de condomínio na praia de Tramandaí, RS.

Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada
© Marcelo Donadussi

A volumetria da residência consiste em dois blocos distintos: um bloco de dois pavimentos em tijolo a vista e um bloco térreo envidraçado, elevado do solo, com cobertura de laje aparente.

Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Os ambientes de estar, jantar e espaço gourmet, são totalmente integrados. Envidraçado com portas de correr, este bloco é rodeado por uma varanda em deck elevada do solo. A lareira, em tijolo a vista, é o volume de destaque do ambiente, podendo ser utilizada externamente, na varanda. Uma laje de concreto aparente faz a cobertura deste volume, abrigando no segundo pavimento um terraço com vista privilegiada para área de preservação e para lagoa.

Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Janela, Porta, Fachada
© Marcelo Donadussi

No pavimento térreo, o bloco longitudinal de tijolo a vista, abriga toda a parte de serviço da casa, voltada para uma circulação externa de serviço, com acesso próprio, e uma suíte para hóspedes, com varanda particular, voltada para o jardim do fundo da casa. No segundo pavimento as três suítes se conectam por um corredor que se abre para o terraço com vista para a lagoa. A suíte master avança sobre o térreo, fazendo a cobertura de abrigo dos carros. Uma grande janela com vista privilegiada para a área de preservação do condomínio é o ponto de foco da suíte.

Casa Marítimo / Seferin Arquitetura - Cadeira, Jardim, Pátio
© Gustavo Seferin

Projeto do mesmo escritório, a decoração da área social, busca a mesma linguagem da arquitetura da casa. Os materiais empregados externamente, como o tijolo a vista, madeira e cimento queimado, também revestem internamente os espaços, trazendo os mesmos elementos das fachadas para o interior da casa. Estes materiais buscam uma relação com a natureza, mesclando-se a arquitetura contemporânea, tornando os ambientes mais aconchegantes. A seleção do mobiliário busca um equilíbrio entre o rústico e o contemporâneo, mesclando peças de design e elementos com materiais naturais.

Planta - 1º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Marítimo / Seferin Arquitetura" 19 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767054/casa-maritimo-seferin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.