O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Clavel Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Cruzada / Clavel Arquitectos

Casa Cruzada / Clavel Arquitectos

Casa Cruzada / Clavel Arquitectos
Casa Cruzada / Clavel Arquitectos, © David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

© David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz + 8

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno localizado na parte alta de um condomínio na periferia de Murcia, encontra-se a singular casa cruzada, com vistas às colinas. Desta ambiguidade, de estar num terreno cujo entorno estará num futuro densamente povoado, mas que ao mesmo tempo hoje desfruta de vistas impressionantes, nasce a ideia do projeto: orientar a residência no nível inferior para a intimidade do jardim e assegurar ao usuário na parte superior as vistas levando em conta as futuras construções e a influência da insolação.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

Dita disposição conceitual é materializada mediante uma operação geométrica, o giro de dois elementos, como se fossem dois blocos de um jogo de construções que são manipulados com facilidade. Os volumes longitudinais, de aproximadamente 20 x 5 m giram entre si 35º, de forma que os extremos do volume superior buscam a orientação e vistas mais favoráveis, e geram balanços de até 10 metros.

Planta Baixa
Planta Baixa

Estes balanços proporcionam a proteção solar necessária na fachada e áreas de estar da piscina.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

A expressividade de dita configuração formal, muito elementar em princípio, é reforçada por uma sutil distinção entre os dois volumes: as bordas são arredondadas de acordo com a orientação das principais aberturas de cada nível, reforçando o caráter autônomo dos volumes. Assim, no térreo, bordas arredondadas enquadram a grande abertura para o sudeste, tal tratamento no pavimento superior é aplicado às bordas longitudinais que moldam os ambientes nas extremidades do volume.Desta forma é aparentemente reduzida a superfície de contato entre os dois volumes e a forma geométrica reforça sua condição longitudinal.

Corte
Corte

O contato com o chão é resolvido mediante o mesmo mecanismo de rotação. Desta vez, um terceiro volume enterrado, correspondente à piscina, gira em relação aos dois volumes da casa para resolver a transição entre a terra do jardim e a residência.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

O tratamento da superfície dos volumes de concreto oferece um contraste entre o exterior, com um revestimento áspero criado por uma cofragem de ripas de pinho com jato de areia, e interior de acabamentos concisos.

Cita: "Casa Cruzada / Clavel Arquitectos" [Crossed House / Clavel Arquitectos] 19 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767050/casa-cruzada-clavel-arquitectos> ISSN 0719-8906