O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Brasil
  5. Ernani Freire Arquitetos Associados
  6. 2013
  7. Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados

  • 05:00 - 15 Maio, 2015
Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados
Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados, © Celso Brando
© Celso Brando

© Celso Brando © Celso Brando © Celso Brando © Celso Brando + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua General Severiano, 159 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-040, Brasil
  • Equipe

    Ernani Freire, Isabel Ballesté, Rodrigo Mandarino, Bernardo Pereira, Branca Rabelo, Márcia Poppe e equipe
  • Área

    12000.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Restauro

    Regina Mattos Arquiteta
  • Luminotécnica

    Matí/ Ld Studio
  • Estrutura

    Kurkdjian Fruchtengarten / Cerne
  • Climatização

    Contractors
  • Instalações Prediais

    Caiuby / Instal / Cemope
  • Automação

    Bosco & Associados
  • Auditório

    Jacob Goldemberg Arquiteto
  • Acústica

    Rtm Arquitetos
  • Cozinha Inustrial

    Cozinha Carioca
  • Comunicação Visual

    Flávia Da Matta
  • Obra

    Construtora - LAFEM ENGENHARIA; Restauro - ATELIER HISTÓRICA; Instalações Prediais -INSTAL ENGENHARIA; Ar Condicionado – FRIOTERM; Estrutura Metálica - CONSTRUMET
  • Fornecedores

    Iluminação - LUMINI/ ERCO; Piso Elevado – CONCREFIT; Divisórias – MOBILE; Plataforma de carga – FULLTEC; Sonorização do Auditório – ERHARDT; Esgoto a vácuo – TÁVOLA; Pintura Mineral – IBRATIN; Elevadores – OTIS; Cozinha - MACOM/ MELTING
  • Mais informações Menos informações
© Celso Brando
© Celso Brando

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de requalificação de um edifício de interesse histórico e arquitetônico parte sempre da observação, da leitura detalhada e do entendimento pleno do seu caráter construtivo para reconhecer os aspectos potenciais da arquitetura preexistente. Uma estratégia projetual é procurar diluir as diferenças entre passado e presente até alcançar o ponto desejável onde a Arquitetura não esteja subordinada à temporalidade e possa encontrar então, na complementaridade entre o velho e o novo, a sua expressão. 

© Celso Brando
© Celso Brando

O edifício onde está instalada a Casa DAROS é um expressivo exemplar da arquitetura neoclássica carioca, construído nos anos 1870, e é atribuído ao Arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, um dos últimos alunos de Grandjean de Montigny. O projeto de requalificação e transformação de uso em centro cultural foi elaborado para abrigar a Coleção Daros Latinamerica - uma das mais abrangentes coleções de arte contemporânea latino americana da Europa. 

© Celso Brando
© Celso Brando

No projeto de requalificação foram adotados alguns princípios de projeto: se procurou abrigar todos os ambientes do programa - proposto pelas equipes técnica (museografia) e administrativa da casa Daros - na volumetria do casco original do edifício, recuperando a integridade dos dois grandes pátios, espaços emblemáticos dessa tipologia de construção. Dos estudos às soluções finais o foco foi sempre o ajuste do edifício antigo aos novos usos através da sua reorganização espacial, da definição de novos percursos e da implantação de tecnologias contemporâneas. O conceito e o desenho dos elementos do projeto, em todas as escalas, deveriam ser claramente legíveis a qualquer olhar, sem deixar dúvidas de quem é quem entre os componentes construtivos da construção original e do projeto de intervenção. 

© Celso Brando
© Celso Brando

Tiveram também especial importância os rigorosos trabalhos de restauro e a definição dos conceitos e diretrizes dos inúmeros e sofisticados projetos complementares bem como a sua coordenação e compatibilização. Foram privilegiadas sempre as soluções mais adequadas a um prédio preservado e a facilidade de manutenção dos sistemas.

© Celso Brando
© Celso Brando

O projeto e a obra devolvem ao acervo arquitetônico do Rio um prédio impregnado de memória, integralmente revitalizado e que provoca um diálogo instigante com as obras de arte de vanguarda da Coleção Daros Latinamerica. Nesses tempos de renascimento cultural do Rio de Janeiro o Projeto Casa Daros aponta um caminho para a recuperação do nosso patrimônio arquitetônico: através da requalificação e adaptação aos novos usos os antigos e sólidos cascos históricos, invólucros do passado, podem se tornar artefatos do futuro, numa cidade que por natureza é aberta às transformações.

Corte
Corte
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados" 15 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766946/casa-daros-ernani-freire-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários