O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Brasil
  5. Ernani Freire Arquitetos Associados
  6. 2013
  7. Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados

  • 05:00 - 15 Maio, 2015
Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados
Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados, © Celso Brando
© Celso Brando

© Celso Brando © Celso Brando © Celso Brando © Celso Brando + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua General Severiano, 159 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-040, Brasil
  • Equipe

    Ernani Freire, Isabel Ballesté, Rodrigo Mandarino, Bernardo Pereira, Branca Rabelo, Márcia Poppe e equipe
  • Área

    12000.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Restauro

    Regina Mattos Arquiteta
  • Luminotécnica

    Matí/ Ld Studio
  • Estrutura

    Kurkdjian Fruchtengarten / Cerne
  • Climatização

    Contractors
  • Instalações Prediais

    Caiuby / Instal / Cemope
  • Automação

    Bosco & Associados
  • Auditório

    Jacob Goldemberg Arquiteto
  • Acústica

    Rtm Arquitetos
  • Cozinha Inustrial

    Cozinha Carioca
  • Comunicação Visual

    Flávia Da Matta
  • Obra

    Construtora - LAFEM ENGENHARIA; Restauro - ATELIER HISTÓRICA; Instalações Prediais -INSTAL ENGENHARIA; Ar Condicionado – FRIOTERM; Estrutura Metálica - CONSTRUMET
  • Fornecedores

    Iluminação - LUMINI/ ERCO; Piso Elevado – CONCREFIT; Divisórias – MOBILE; Plataforma de carga – FULLTEC; Sonorização do Auditório – ERHARDT; Esgoto a vácuo – TÁVOLA; Pintura Mineral – IBRATIN; Elevadores – OTIS; Cozinha - MACOM/ MELTING
  • Mais informações Menos informações
© Celso Brando
© Celso Brando

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de requalificação de um edifício de interesse histórico e arquitetônico parte sempre da observação, da leitura detalhada e do entendimento pleno do seu caráter construtivo para reconhecer os aspectos potenciais da arquitetura preexistente. Uma estratégia projetual é procurar diluir as diferenças entre passado e presente até alcançar o ponto desejável onde a Arquitetura não esteja subordinada à temporalidade e possa encontrar então, na complementaridade entre o velho e o novo, a sua expressão. 

© Celso Brando
© Celso Brando

O edifício onde está instalada a Casa DAROS é um expressivo exemplar da arquitetura neoclássica carioca, construído nos anos 1870, e é atribuído ao Arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, um dos últimos alunos de Grandjean de Montigny. O projeto de requalificação e transformação de uso em centro cultural foi elaborado para abrigar a Coleção Daros Latinamerica - uma das mais abrangentes coleções de arte contemporânea latino americana da Europa. 

© Celso Brando
© Celso Brando

No projeto de requalificação foram adotados alguns princípios de projeto: se procurou abrigar todos os ambientes do programa - proposto pelas equipes técnica (museografia) e administrativa da casa Daros - na volumetria do casco original do edifício, recuperando a integridade dos dois grandes pátios, espaços emblemáticos dessa tipologia de construção. Dos estudos às soluções finais o foco foi sempre o ajuste do edifício antigo aos novos usos através da sua reorganização espacial, da definição de novos percursos e da implantação de tecnologias contemporâneas. O conceito e o desenho dos elementos do projeto, em todas as escalas, deveriam ser claramente legíveis a qualquer olhar, sem deixar dúvidas de quem é quem entre os componentes construtivos da construção original e do projeto de intervenção. 

© Celso Brando
© Celso Brando

Tiveram também especial importância os rigorosos trabalhos de restauro e a definição dos conceitos e diretrizes dos inúmeros e sofisticados projetos complementares bem como a sua coordenação e compatibilização. Foram privilegiadas sempre as soluções mais adequadas a um prédio preservado e a facilidade de manutenção dos sistemas.

© Celso Brando
© Celso Brando

O projeto e a obra devolvem ao acervo arquitetônico do Rio um prédio impregnado de memória, integralmente revitalizado e que provoca um diálogo instigante com as obras de arte de vanguarda da Coleção Daros Latinamerica. Nesses tempos de renascimento cultural do Rio de Janeiro o Projeto Casa Daros aponta um caminho para a recuperação do nosso patrimônio arquitetônico: através da requalificação e adaptação aos novos usos os antigos e sólidos cascos históricos, invólucros do passado, podem se tornar artefatos do futuro, numa cidade que por natureza é aberta às transformações.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Daros / Ernani Freire Arquitetos Associados" 15 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766946/casa-daros-ernani-freire-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.