Gabinete 857 / GOarquitetos

© Ana Mello
  • Arquitetos: GOarquitetos; GOarquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello

Gabinete 857 / GOarquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Cálculo Estrutural: AM Arquitetura de Estruturas
  • Projeto De Instalações Prediais: Fio D’Água Infraestrutura
  • Consultoria De Aprovações: RA5
  • Fornecedores: Administração da obra - Eight & Pharcon Construtora; Construção - RDB Construções e Reformas; Estrutura Metálica - Aço Vertical Edificações Ltda.; Telhas metálicas - Ananda; Esquadrias de Alumínio - M&M Esquadrias; Vidros temperados - Esquema Vidros.
  • área Do Terreno: 114 m²
  • Autores: Marcio Orsi e Roberta Gontijo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na extremidade de um tradicional correr de casas tipicamente paulistano, o projeto toma partido da região de topografia acidentada na capital paulista para transformar a estrutura principal de um sobrado de esquina existente em um pequeno prédio comercial. A proposta procura relacionar-se com a tradicional tipologia de ‘loja e sobreloja’. 

Ao derrubarem-se todas as paredes internas do pavimento térreo e escavar parte da sala, criou-se um espaço amplo neste pavimento para uso como loja ou área de escritório. Nos fundos do lote, com acesso pela rua lateral, parte da construção existente foi demolida para criação de 2 vagas para automóveis. 

© Ana Mello

No pavimento superior, além das paredes internas, suprimiu-se também a laje de cobertura, que foi substituída por cobertura em telhas metálicas termoacústicas, instaladas sobre estrutura metálica. Esta nova estrutura marca a principal intervenção no volume original do prédio, conferindo personalidade à arquitetura e diferenciando-a das construções do entorno. 

© Ana Mello

Tendo sido planejado para locação, o Gabinete 857 permite uso bastante variado de suas instalações. Os acabamentos de piso e paredes internas serão definidos posteriormente entre o locatário e os proprietários – os próprios arquitetos. Da mesma maneira, a estrutura metálica foi pensada para receber instalação de mezanino com piso de madeira, que também terá seu desenho e dimensões determinados conforme necessidades do ocupante, podendo ser este um escritório, estúdio de fotografia, agência de publicidade, loja ou restaurante.

Corte Longitudinal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Gabinete 857 / GOarquitetos" 14 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766869/gabinete-857-goarquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.