O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Chile
  5. Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer
  6. 2013
  7. Hotel e Cafeteria em Palafita / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer

Hotel e Cafeteria em Palafita / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer

  • 19:00 - 16 Maio, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Hotel e Cafeteria em Palafita / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer
Hotel e Cafeteria em Palafita / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer, © Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

© Eugenio Ortúzar © Eugenio Ortúzar © Pablo Casals-Aguirre © Eugenio Ortúzar + 18

© Eugenio Ortúzar
© Eugenio Ortúzar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em consideração com os empreendimentos turísticos que estavam sendo desenvolvidos no bairro Pedro Montt, esta obra surge como uma inquietude de criar um espaço público de encontro para o bairro, conformando-se como uma espécie de recepção que caracteriza a região através da arte, cultura e turismo.

© Eugenio Ortúzar
© Eugenio Ortúzar

Programaticamente era complexo pensar que uma pequena cafeteria pudesse se autossustentar integrando-se como os "hotéis-suítes" de poucos dormitórios. Através deste programa nasce o princípio de desenho, assumindo a responsabilidade e colocando-se em conformidade com os códigos e escalas do bairro. A partir desta problemática, se propôs separar formalmente os programas, entendendo visualmente dois projetos, dois espaços independentes, "hotel e cafeteria". Assim, criou-se um acesso único por onde os dois são acessados. O espaço público foi proposto como uma área exterior delimitada por duas fachadas de pé-direito triplo, simulando a situação existente entre as palafitas, "suas estreitas separações" e de onde deriva seu nome "pátio". Esta altura tripla permite a montagem de exposições itinerantes em torno da temática de Chiloé e das palafitas, constituindo um lugar que ofereça um olhar e pensamento de "lugar", conduzindo assim as vistas em direção ao mar e sua irreverente maré. Dentro da ideia de "Pátio", foi proposta a cobertura translúcida destacando a ideia de um espaço exterior iluminado.

Planta Baixa
Planta Baixa

O acesso aos dormitórios utiliza este espaço público de altura tripla e através de uma varanda cria-se um ponto de encontro e de relação com a maré.

© Eugenio Ortúzar
© Eugenio Ortúzar

A ideia constitui-se em gerar uma proximidade com o mar, onde os espaços e dormitórios estivessem debruçados sobre o ele através de grandes varandas cobertas com telhas translúcidas. Tal disposição cria um espaço intermediário, em que, independente da condição climática, é possível estar em contato com o exterior. A cafeteria está localizada em um terraço que desce até atingir o mar, inundando-se nos períodos lunares mais altos, dramatizando sua conexão com o mar, sua proximidade e fragilidade, fazendo com que seus degraus façam parte de uma paisagem em movimento, capaz de inundar-se naturalmente.

© Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

Patio Palafita é a revitalização de um espaço sobre palafitas já existente. Suas vigas principais, pilares e muitas das suas paredes são partes de uma antiga estrutura, a qual hoje é reinventada respondendo as demandas atuais do bairro.

© Eugenio Ortúzar
© Eugenio Ortúzar

Nos espaços improvisados, historicamente existiram mais de dez usos, desde lojas, adegas e agora a cafeteria e o hotel. O que virá a seguir? Não sabemos, mas sabemos que esta não é uma obra finita, esta condição define a palafita, que a madeira sobre o mar necessita ser conservada e reinventada num local que transforma suas construções ou simplesmente faz com elas desapareçam. 

© Eugenio Ortúzar
© Eugenio Ortúzar

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer
Escritório
Cita: "Hotel e Cafeteria em Palafita / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer" [Patio Palafito Hotel / Eugenio Ortúzar + Tania Gebauer] 16 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766824/hotel-e-cafeteria-palafito-eugenio-ortuzar-plus-tania-gebauer> ISSN 0719-8906