Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura

Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Mesa, CadeiraEspaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Cadeira, JanelaEspaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Imagem 4 de 30Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Mesa, Madeira, Cadeira, Terraço, PátioEspaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Mais Imagens+ 25

  • Especialidades: Segropol e Get (AVAC)
  • Cliente: Câmara Municipal de Sabrosa
  • área Do Terreno: 8600 m²
  • Custo: aprox. 3 milhões de Euros
  • Colaboradores: Pedro Guedes de Oliveira, José Carlos Mariano, Tiago Coelho, Isabel Neves, Diogo Guimarães
  • Cidade: Sabrosa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Imagem 18 de 30
© Luis Ferreira Alves

 O Centro Cultural “Espaço Miguel Torga”, entre outras atividades, propõe-se estudar e divulgar a obra poética e literária de Miguel Torga.

Os muros em xisto (elementos característicos desta zona), desenham os limites do edifício e definem a sua imagem.

Implantação

O edifício implanta-se a sul dum antigo recinto de feira e tem duas entradas, uma de público (nascente) e uma de serviço (poente), definidas pelo desencontro dos muros. É também possível uma entrada direta para a cafetaria (poente), através dum grande envidraçado, permitindo uma exploração autónoma.

Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Fachada
© Luis Ferreira Alves

Aproveitando a pendente do terreno, prolongaram-se os muros para norte/nascente, configurando o recinto da feira. 18 árvores modulam este espaço que serve para recinto da feira e que, na maior parte dos dias, funciona como estacionamento de apoio ao Centro Cultural. 

Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Mesa, Cadeira
© Luis Ferreira Alves

O edifício tem dois pisos (um piso térreo e um piso abaixo da cota de soleira), uma área de implantação de aproximadamente 1315 m2, uma área exterior para estacionamento/feira de aproximadamente 3115 m2 e uma altura variável, dos muros que o configuram, entre 1 metro (estacionamento/feira) e 5,5 metros (edifício). 

Corte Construtivo

Construtivamente o edifício é constituído por uma estrutura de concreto armado revestido exteriormente a esteios de xisto de Foz-Côa. As paredes interiores estruturais são em concreto e as divisórias em alvenaria de tijolo; sobre este sistema fixou-se os acabamentos finais. A cobertura é revestida com uma camada de godo de xisto.

Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura - Mesa, Madeira, Cadeira, Terraço, Pátio
© Luis Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sabrosa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Miguel Torga / Eduardo Souto de Moura" 11 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766736/espaco-miguel-torga-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.