O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Salworks
  6. 2013
  7. Casa DC / Salworks

Casa DC / Salworks

  • 09:00 - 10 Maio, 2015
Casa DC / Salworks
Casa DC / Salworks, © Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

© Ricardo Amaral © Ricardo Amaral © Ricardo Amaral © Ricardo Amaral + 18

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na frente marítima nascente da cidade de Ponta Delgada a casa DC ocupa a totalidade de um lote de 114 m², residual na malha construída existente. Densa e sempre de costas viradas a sul e ao mar, esta malha é caracterizada pelas propriedades de limites irregulares, frentes estreitas, logradouros desorganizados e variações fortes de alturas.

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

A casa DC ocupa a primeira fila na vista mar, desafiando mas inspirando-se nas tipologias tradicionais vizinhas , abrançando-o e trazendo-o em reflexos e vista para o seu interior. O custo contido e a volumetria máxima possível definiram-na ao máximo. Em termos volumétricos a desconstrução em 3 volumes principais que organizam o programa por pisos e a definição dos métodos construtivos com sistemas locais e de forma contida originaram a linguagem principal da casa DC.

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

O branco cristalino das paredes, a contenção dos vãos que organizam as vistas sobre a cidade e mar e o vidro incolor que ajuda a diminuir barreiras ajudam a casa a integrar-se neste ambiente especial de frente marítima reinterpretando a envolvente numa casa contemporânea.

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

O piso térreo esconde-se do acesso pela ruela pedonal levantando os vãos do nível da altura do observador mas abrindo na frente num pátio privado para onde de forma clara se abre buscando a luz que caracteriza a sala de estar, cozinha em open space, e acesso ao piso superior. Este piso organiza a área de convívio desta casa pensada para uma família jovem.

Corte
Corte

No piso 1 e banhada por luz zenital estão os quartos e zonas de casa de banho do piso. A suite assume a sua vista com o vão recuado de maiores dimensões enquanto que os quartos se reduzem a frestas devido à relação de proximidade ao vizinho a nascente.

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

O piso 2 tem a função de escritório e miradouro sobre a vista de 180 graus sobre a costa sul da Ilha de São Miguel, Açores

© Ricardo Amaral
© Ricardo Amaral

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Salworks
Escritório
Cita: "Casa DC / Salworks" 10 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766701/casa-dc-salworks> ISSN 0719-8906