Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos

Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - CadeiraResidencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, FachadaResidencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Imagem 4 de 23Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, FachadaResidencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Mais Imagens+ 18

Florianópolis, Brasil
  • Arquitetos: Jobim Carlevaro Arquitetos; Jobim Carlevaro Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5344
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Promotor: Construtora Angra
  • Estrutura: NOTUS Engenharia
  • Paisagismo: Jardins e Afins – Arq. Juliana Castro
  • Hidráulica E Preventivo De Incêndios: Genus Engenharia Ltda
  • Elétrica, Automação, Segurança Predial, áudio E Vídeo: Genus Engenharia Ltda
  • Climatização: Eng. Saulo de Noronha
  • Caixilhos: Stylo Alumínio Ltda
  • Vidros: Santa Rita Ltda
  • área Do Terreno: 1.584,59 m²
  • Arquitetura, Interiores E Urbanização: Marcos A. Jobim , Silvana Carlevaro Jobim e Leandro Rotolo Soares
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, Fachada
© Guilherme Llantada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O residencial Porto de Mônaco está localizado na Rod. João Paulo 2040 em um terreno de 1.584,59m2 com vista para a Baia Norte. A localização privilegiada e a demanda do cliente por apartamentos únicos para ocupar cada pavimento, orientou os critérios de organização do edifício em duas torres situadas em níveis diferentes que acompanham a topografia do terreno no sentido ascendente.

A solução arquitetônica atendeu às expectativas de aproveitamento construtivo do terreno garantindo a qualidade dos espaços dos apartamentos com relação à iluminação natural, organização da planta e abertura para as vistas que alcançam a praia de Cacupé.

Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, Fachada
© Guilherme Llantada

Do ponto de vista construtivo as sacadas e balcões foram desenhados com o máximo rigor, construindo a imagem final do edifício através de simulações tridimensionais e estudo dos detalhes dos acabamentos externos e internos. O desenho preciso dos elementos estruturais foi incorporado em todas as etapas de projeto garantindo a compatibilização das plantas dos apartamentos e todos os acabamentos do edifício.

O resultado final foi a de edifícios com plantas bem organizadas e coerentes com o padrão do empreendimento e uma fachada definida por materiais que tem a propriedade de brilho, como o aço inox e o alumínio composto, em contraste com os planos horizontais dos forros de madeira Tauari levemente rebaixados do plano inferior da estrutura.

Planta - Pilotis

O embasamento das torres foi revestido com ardósia em tons de cinza escuro complementando a paleta de cores escolhida para o edifício, a partir da propriedade original dos materiais.

O projeto também inclui a arquitetura de interiores das áreas comuns e hall de acesso das torres, dando continuidade ao trabalho com o mesmo cuidado na escolha dos materiais, iluminação e detalhes construtivos.

Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos - Cadeira
© Guilherme Llantada

O critério principal que norteou o projeto foi o de garantir espaços amplos na organização da planta dos apartamentos em consonância com a máxima abertura à vista exuberante do entorno que além da Baía Norte faz divisa com significativas áreas verdes. A escolha acertada dos materiais fica evidente com a luz do fim de tarde refletida nas superfícies do edifício e o equilíbrio cromático resultante. 

Corte Longitudinal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Florianópolis - Santa Catarina, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial Porto de Mônaco / Jobim Carlevaro Arquitetos" 10 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766681/residencial-porto-de-monaco-jobim-carlevaro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.