O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel
  4. Espanha
  5. CREUSeCARRASCO Arquitectos
  6. 2014
  7. Ampliação do Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Ampliação do Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO

  • 09:00 - 14 Maio, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Ampliação do Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO
Ampliação do Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO, © Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

© Hector Santos-Díez © Hector Santos-Díez © Hector Santos-Díez © Hector Santos-Díez + 25

  • Arquitetos

    Juan Creus, Covadonga Carrasco
  • Localização

    Rúa Encarnación, 15125 Muxía, A Coruña, Espanha
  • Área

    553.0 m2
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

  • Category

  • Colaboradoras Arquitetas

    Bárbara Mesquita, Celsa Pesqueira
  • Construtora

    CONSTRUCCIONES Y EXCAVACIONES GERMÁN MOUZO
  • Arquiteto Técnico

    José Antonio González del Oso
  • Estrutura

    Féliz Suárez Riestra
  • Instalações

    Isabel Francos Anllo
  • Sinalização e Desenho Gráfico

    Xosé Teiga
  • Mais informações Menos informações
© Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata de um albergue situado em Muxía, um dos pontos emblemáticos e de referência do Caminho de Santiago na sua continuidade em relação a costa da Galícia.

Planta de Situação
Planta de Situação

A ampliação é feita sobre uma edificação recente situada em uma esquina, no núcleo tradicional da cidade, com fachadas voltadas a três ruas e uma empena lateral. A grande diferença de nível entre a rua superior e a inferior configura um volume existente de dois pavimentos com acessos e usos independentes: o inferior abriga uma funerária e o superior um albergue.

© Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

A parte do albergue, já em funcionamento, conta com recepção e serviço comunitário, dois dormitórios para vários beliches e outros dois duplos com banheiro. A demanda crescente destes últimos justifica a viabilidade da ampliação e o tipo de desenho escolhido quanto a configuração dos novos espaços e volumes.

Planta baixa - primeiro pavimento
Planta baixa - primeiro pavimento

Em um depósito do albergue foram situados os núcleos de escada e elevador. A escada não poderia ser feita sobre si mesma, pois perturbaria o restante do projeto. A partir deste encontro com o existente, a ampliação propõe uma nova forma de configurar os espaços através de dormitórios rodeados por terraços, pátios e mirantes, que atuam como áreas de estar comum e reforçam a característica do local. Com uma paisagem própria de esquina, o edifício incorpora perspectivas e imagens daquilo que o envolve.

© Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

A proposta relaciona linguagens da tradição arquitetônica do lugar com a indústria e leva em consideração a cultura popular trata o caminhar como experiência estética. As dimensões dos materiais e o processo construtivo utilizados tanto na fachada como na cobertura, são também pautas geométricas que conferem profundidade aos volumes (abrir caminhos) e resolvem a funcionalidade dos novos espaços.

Planta Superior
Planta Superior

Oito dormitórios: quatro duplos e quatro quádruplos, um amplo espaço social, escritórios e um espelho d'água conformam, junto com os espaços no terraço, a ampliação do albergue em 24 novos lugares. Sobre esta parte ainda existem um pequeno apartamento, mais terraços e um mirante no topo. 

© Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

A distribuição de cada dormitório é sempre a mesma: acesso através do terraço exterior, área de estar, de dormir e banheiro ao fundo, com suas peças independentes para permitir uma maior flexibilidade de funcionamento.

Corte
Corte

A esquina é uma lembrança para o que caminha, já que o passeio se separa e se concentra em um só lugar, permitindo uma leitura não-linear do espaço. A ruptura apresenta um novo traço na vida cotidiana. O indício de outra paisagem. Uma forma consubstancial da tradição como parte da sua própria dinâmica de mudança. Um valor manifestado na nova residência.

© Hector Santos-Díez
© Hector Santos-Díez

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ampliação do Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO" [Ampliación Albergue Bela Muxía / CREUSeCARRASCO] 14 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766628/ampliacao-albergue-bela-muxia-creusecarrasco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.