Casa em Hawthorn / Chan Architecture

Casa em Hawthorn / Chan Architecture - Mais Imagens+ 8

  • Construtora: Finney Constructions
  • Engenharia Estrutural: Jonicha Consulting Engineers
  • Consultoria: Wilsmore Nelson Group
  • Equipe: Anthony Chan, Michelle Ng
  • Cidade: Hawthorn
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Folded Bird Photography – Brendan Finn

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reformar e ampliar um terraço típico Vitoriano sempre nos traz um conjunto único de desafios. Os blocos são muitas vezes longos e estreitos, com um arranjo simétrico de dormitórios na frente da casa, dividida por um corredor central que leva para uma pequena varanda tipicamente construída nos anos 1960 e 1970. Isso cria uma casa que tem a parte "boa" da casa na frente, enquanto que os espaços posteriores são muitas vezes pequenos, escuros, apertados e mal planejados.

© Folded Bird Photography – Brendan Finn

Assim, os principais desafios em reformas e extensões como esta são como resolver a transição da parte antiga da casa para a parte nova e como criar uma sensação de espaço e luz nos novos espaços, respeitando as características da construção original.

© Folded Bird Photography – Brendan Finn

Optamos por primeiramente separar o novo e o antigo através da inserção de uma "caixa" de madeira preta, contendo os dois banheiros em ambos os lados acessados através de portas escondidas. Isso criou uma pausa visual clara entre o novo e o antigo, dando também uma sensação de drama ao caminhar pelo corredor escuro com teto rebaixado até o novo espaço cheio de luz.

© Folded Bird Photography – Brendan Finn

A nova sala de estar se abre para o jardim através do teto que segue os ângulos do telhado e portas que podem de correr que se abrem totalmente, permitindo que o quintal seja parte da casa e também fazendo com que a luz solar e ventilação natural penetre em seu interior.

© Folded Bird Photography – Brendan Finn

As áreas de estar, jantar e cozinha são integradas e foram marcadas por luminárias pendentes e mobiliário de design minimalista.

A paleta de materiais foi cuidadosamente escolhida para combinar com o design minimalista, usando materiais naturais como madeira compensada no teto, as cortinas de linho pura e o piso de madeira.

Planta Baixa
Planta Baixa

A partir da perspectiva de sustentabilidade, foram adotados princípios de design passivos em toda a casa, incluindo janelas sombreadas, com vidros duplos e voltadas para o norte, tornando a casa menos quente no verão e permitindo a máxima luz solar no inverno. Também adicionamos grandes janelas que podem ser abertas em lados opostos da casa para ventilação cruzada, um sistema de reuso da água da chuva para a lavandaria, painéis solares para gerar energia e extenso isolamento e vedação para evitar a perda de calor. Isso tudo combinado para criar uma moradia que requer quase nenhum aquecimento ou resfriamento artificial.

© Folded Bird Photography – Brendan Finn

Muitas vezes estes conceitos simples exigem mais atenção para permitir que as ideias fluam da visão global para os mais pequenos detalhes. Simples linhas limpas com junções cuidadosamente detalhadas, uma seleção equilibrada de materiais e cores, orientação adequada e integração dos princípios de sustentabilidade podem criar uma casa contemporânea, confortável e, o mais importante, habitável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Hawthorn / Chan Architecture" [Hawthorn House / Chan Architecture] 12 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766583/casa-em-hawthorn-chan-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.