O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda
  6. 2015
  7. Residência suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda

Residência suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda

Residência suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda
Residência suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 22

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

"Interessa-nos a casa como instrumento fundamental para viver em nosso tempo..."

Charles Eames.

Nosso campo de ação para a produção arquitetônica tem base na cidade de Alta Gracia, situada na província mediterrânea da Argentina. Uma cidade serrana com uma gênese jesuíta hispânica, muito marcada pela chegada do trem no século XIX e suas infraestruturas de aço e chapas.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

MEMÓRIA E TRANSGRESSÃO

Um volume atemporal que se apóia no tecido semi-urbano, como um elemento artificial que visa apenas contemplar o entorno, bem como o entorno procura contemplá-lo. Seus limites evocam os remanescentes da era industrial de Alta Gracia, de modo contemporâneo, as casas de chapas estilo inglês, a estação e o trem.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O ESPAÇO

Ambientes arejados, sem ostentações. O que importa é a interação do objeto com seu entorno. Os espaços intermediários representam a eterna tensão entre o natural e o impacto humano.

Planta Baixa
Planta Baixa

Situa-se no setor oeste da Cidade de Alta Gracia, numa zona periférica de grande qualidade ambiental. Sobre um lote de 12x50 adotou-se um partido compacto, priorizando boa iluminação natural e as vistas para as serras e o riacho. O nível de apoio fica por cima dos 2,5 metros em relação à calçada, o que permitiu conformar grandes vãos sem prejuízo da privacidade.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

As áreas sociais conectam-se com os espaços intermediários sobre a empena norte e os dormitórios são levemente separados da empena sul. Dessa maneira a continuidade espacial entre as áreas comuns da residência e o terreno buscam integrar os usos entre o interior e o exterior.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Os principais materiais utilizados são o concreto visto no plano superior e a chapa preta nos fechamentos laterais. A intenção de minimizar a manutenção da habitação foi determinante na escolha dos materiais.

Corte
Corte

MEMORIAL TÉCNICO

A estrutura foi resolvida com paredes contínuas de tijolos comuns, apoiadas sobre bases de concreto e pilares metálicos nos cantos. O teto plano foi executado em concreto aparente.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Com o objetivo de minimizar o impacto da umidade, por ser uma zona de muita vegetação e pouca insolação, decidiu-se revestir as paredes periféricas em chapas pretas. As esquadrias são em alumínio natural combinando panos móveis e fixos. Os interiores possuem pisos granilíticos e as áreas de cozinha e banheira são revestidas em pastilhas. Buscou-se coerência material e estrutural, de acordo com os recursos e técnicas locais.

Corte
Corte

REFLEXÃO SOBRE OS MODOS DE PRODUÇÃO

A casa não tem clientes específicos, foi construída com fins de comercialização imobiliária, onde o desafio foi planejar uma ideia mais propositiva como crítica aos modos perversos de produção imobiliária que encaram a habitação como um objeto de consumo rentável.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Cita: "Residência suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda" [Vivienda suburbana “La Viña” / Juan Salassa, Santiago Tissot e Iván Castañeda] 15 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766574/residencia-suburbana-la-vina-juan-salassa-santiago-tissot-e-ivan-castaneda> ISSN 0719-8906