O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Taller ADC
  6. 2014
  7. Casa Ten / Taller ADC

Casa Ten / Taller ADC

Casa Ten / Taller ADC
Casa Ten / Taller ADC, © Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Alvarado, México
  • Projeto Arquitetônico

    Carlos Antonio Castillo, Jimena Díaz Lombardo, Jorge Carrillo
  • Área

    172.0 m2
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ten é um projeto de habitação que se desenvolve em um terreno retangular com uma ligeira inclinação de 5% até o fundo do terreno. 

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A casa originalmente foi desenhada para venda sem um cliente definido, o que nos fez decidir pelo desprendimento dos estigmas do programa de necessidades "típicas" (onde quanto mais se ocupa de terra, mais rentável a obra pode ser), gerando uma reinterpretação à função na qual se da uma maior qualidade ao usuário com vista para as áreas recreativas e sociais que fizeram da casa muito mais rica em espaços, detalhes e ambientes.

Planta Térreo
Planta Térreo

A solução foi determinar as áreas do programa arquitetônico dentro de um volume retangular mínimo e gira-lo 10 graus sem alterar o programa, de forma que a casa tivesse a vista à parte posterior do terreno onde projetamos uma piscina de forma trapezoidal, a qual é comprimida visualmente e de forma parcial pelo volume da casa e por um muro de concreto aparente do qual emerge uma fonte de água. 

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

O térreo da casa funciona como um sistema livre e aberto do edifício, contido por vidros claros que podem ser recolhidos bidirecionalmente e onde se localiza a sala de jantar e a sala, além de um banheiro e cozinha, a qual é protegida da rua por um muro de concreto aparente. Além disso, conta com uma leve escada, feita com placas de aço, que conduz ao segundo piso, onde se encontram três quartos contidos em um volume mais sólido.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Todos os quartos possuem varandas, que são suportadas por vigas e grades, desequilibrando sua leveza com muros de concreto aparente que contém vasos como elementos ornamentais com a vista da área comum da piscina. As janelas da fachada principal estão cobertas com painéis multiperfurados e desenhados para resguardar a intimidade sem deixar de permitir a entrada de luz ao interior da casa.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A materialidade da casa é dominada pelo uso de concreto. As colunas, passarelas e piscina são elementos que se demarcam no local com concreto branco aparente. O muro que protege a cozinha a frente, assim como o muro posterior que contém os serviços e que, por sua vez, faz parte da visão da sala e da piscina, é de concreto cinza com linhas que acentuam a horizontalidade da obra. 

Cita: "Casa Ten / Taller ADC" [Ten House / Taller ADC] 10 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766456/ten-house-taller-adc> ISSN 0719-8906