La Sucriere / Z Architecture

La Sucriere  /  Z Architecture - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Z Architecture; Z Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10991
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michel Denancé
© Michel Denancé

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata da revitalização de uma antiga edificação industrial da década de 30 (La Sucrière – O cais). Ele conta com 6000 m2 reformulados através de equipamentos versáteis e de uma mistura de novas funções que inclui espaços multiuso (exposições, concertos, espetáculos, museus, convenções ou congressos), um programa de 3600 m2 de espaços para escritórios (1600 m2 reformados e 2000 m2 anexados) e um clube noturno de 400 m2 na cobertura.

© Michel Denancé

A Filosofia da Economia

A equipe de arquitetos enfatizou o valor intrínseco do edifício conservando as particularidades e o caráter original do La Sucrière, que contrasta com os demais cais ultra-contemporâneos e o bairro Confluence. Rejeitando qualquer efeito demostrativo, o resultado final conserva o espírito original do Porto Rambaud e ao mesmo tempo oferece uma grande e inovadora qualidade de uso.

Planta baixa - térreo

Espaços de Exposição

Na parte sul do La Sucrière, o arquiteto criou uma nova entrada dentro dos três silos de concreto existentes (cada um com 10 metros de diâmetro e 22 metros de altura) e um espaço de 600 m2 com 9 metros de pé direito, através da demolição da estrutura interna do armazém. Este espaço único e versátil pode ser utilizado para exposições, ele está de acordo com as normas internacionais de exibição, música ao vivo e reuniões.

© Michel Denancé

A cada dois anos, este espaço de exposição abriga a Bienal de Arte Contemporânea de Lyon; a versatilidade desta área de 6000 metros quadrados permite aos artistas criarem peças de grande escala.

Modelo

Espaços para Escritórios

Na parte norte, dois pavimentos reformados acolhem os escritórios e oferecem um ponto de vista único sobre o rio Saône, graças a criação de seis galerias (de 6 x 6 metros). Elas levam a luz natural as oficinas e emolduram a vista sobre o rio e as Balmes (pequenas colinas na região de Rhône-Alpes). Os espaços destinados aos escritórios são áreas nada convencionais, já que estão dispostos na parte larga do edifício (27 metros) sem nenhum tipo de pátio, mas com grandes galerias que oferecem uma excepcional quantidade de luz natural.

© Michel Denancé
Detalhe

O clube noturno no topo do edifício

Um volume compacto de lâminas de madeira no topo da edificação agrega a ela um toque natural. Esta parte superior da La Sucrière, pousada a 18 metros de altura, abriga um clube noturno dedicado a música eletrônica que pode receber até 800 pessoas. Com um terraço de madeira de 300 m2, oferece um ponto de vista único sobre a paisagem e os silos, e cria um espaço especial para os clientes do clube. 

© Michel Denancé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:49 Quai Rambaud, 69002 Lyon, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "La Sucriere / Z Architecture" [La Sucriere / Z Architecture] 04 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766375/la-sucriere-z-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.