O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Portugal
  5. OFFA.arquitectura
  6. 2012
  7. Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura

  • 09:00 - 3 Maio, 2015
Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura
Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura, ©  Carlos Melo Moreira
© Carlos Melo Moreira

©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira + 25

©  Carlos Melo Moreira
© Carlos Melo Moreira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Dicotomia do Instável situa-se no centro da cidade de Braga num contexto econômico marcado pela voraz atividade comercial. Assumindo o desafio de projetar uma loja de decoração, partiu-se para uma estratégia conceptual que fosse capaz de gerar um espaço atrativo com uma forte componente visual capaz de satisfazer não só as necessidades programáticas do espaço mas também de ser um foco de aceitação mediática própria de uma estrutura de projeção e marketing ao qual estaria associada a marca.

©  Carlos Melo Moreira
© Carlos Melo Moreira

Assim e olhando para o espaço, este com características peculiares onde a frente de rua se mostrava relativamente reduzida perante a profundidade da mesma e onde o pé direito elevado lhe conferia escala, tornou-se óbvio a necessidade de fragmentar longitudinalmente a loja em dois espaços distintos comunicantes entre si. Sendo esta a premissa que iria estruturar todo o projeto desconstruiu-se as paredes e o tecto gerando a ilusão de rotura estrutural do espaço, servindo o efeito para hierarquizar as divisões programáticas e gerar toda a envolvente visual que iria definir a leitura da loja.

©  Carlos Melo Moreira
© Carlos Melo Moreira

Esta lógica, além da vantagem acima supracitada, potenciou  uma comunicação  estruturada entre todos os espaços,  em que o vivenciador dos mesmos assumiria sempre referencias  com uma grande componente sensorial, fazendo um trajeto emotivo que os ligaria  ao espaço e ao produto em exposição.  

©  Carlos Melo Moreira
© Carlos Melo Moreira

Relativamente à materialidade procurou-se manter uma leitura homogênea em todo o espaço, destacando a sala de reuniões, que sendo um bloco em leitura descontinuada do resto do espaço, se atribuiu um revestimento impar de todo o resto, uma estrutura ripada em madeira de pinho disposta na vertical cujo efeito transmite uma verticalidade ao espaço com o intuito de anular a existente profundidade do mesmo. A todo o espaço restante foi aplicado o branco enquanto cor dominante, assumindo a leveza da dissipação da luz no espaço. 

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura" 03 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766322/dicotomia-do-instavel-offrquitectura> ISSN 0719-8906