Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Prateleira, Viga, CorrimãoDicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - CadeiraDicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - MesaDicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Sofá, DormitórioDicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Mais Imagens+ 20

Braga, Portugal
Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Mesa, Iluminação, Prateleira, Dormitório
© Carlos Melo Moreira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Dicotomia do Instável situa-se no centro da cidade de Braga num contexto econômico marcado pela voraz atividade comercial. Assumindo o desafio de projetar uma loja de decoração, partiu-se para uma estratégia conceptual que fosse capaz de gerar um espaço atrativo com uma forte componente visual capaz de satisfazer não só as necessidades programáticas do espaço mas também de ser um foco de aceitação mediática própria de uma estrutura de projeção e marketing ao qual estaria associada a marca.

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Mesa, Cadeira
© Carlos Melo Moreira

Assim e olhando para o espaço, este com características peculiares onde a frente de rua se mostrava relativamente reduzida perante a profundidade da mesma e onde o pé direito elevado lhe conferia escala, tornou-se óbvio a necessidade de fragmentar longitudinalmente a loja em dois espaços distintos comunicantes entre si. Sendo esta a premissa que iria estruturar todo o projeto desconstruiu-se as paredes e o tecto gerando a ilusão de rotura estrutural do espaço, servindo o efeito para hierarquizar as divisões programáticas e gerar toda a envolvente visual que iria definir a leitura da loja.

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Prateleira, Viga, Corrimão
© Carlos Melo Moreira

Esta lógica, além da vantagem acima supracitada, potenciou  uma comunicação  estruturada entre todos os espaços,  em que o vivenciador dos mesmos assumiria sempre referencias  com uma grande componente sensorial, fazendo um trajeto emotivo que os ligaria  ao espaço e ao produto em exposição.  

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura - Escada, Corrimão
© Carlos Melo Moreira

Relativamente à materialidade procurou-se manter uma leitura homogênea em todo o espaço, destacando a sala de reuniões, que sendo um bloco em leitura descontinuada do resto do espaço, se atribuiu um revestimento impar de todo o resto, uma estrutura ripada em madeira de pinho disposta na vertical cujo efeito transmite uma verticalidade ao espaço com o intuito de anular a existente profundidade do mesmo. A todo o espaço restante foi aplicado o branco enquanto cor dominante, assumindo a leveza da dissipação da luz no espaço. 

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua São Domingos, 4705 Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura" 03 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766322/dicotomia-do-instavel-offrquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.