Residência na Colina / TOOB STUDIO

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 2 de 35Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 3 de 35Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 1 de 35Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 4 de 35Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Mais Imagens+ 30

tt. Kỳ Sơn, Vietnã
  • Arquiteto Responsável: Nguyễn Hồng Quang
  • Equipe De Projeto: Nguyễn Thùy Chung, Nguyễn Ngọc Mai, Ngô Ngân Hà, Nguyễn Thái Dũng, Trần Khánh Toàn, Trần Nhật Minh
  • Cidade: tt. Kỳ Sơn
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 7 de 35
© Lê Anh Đức – Vũ Ngọc Hà

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está situado num terreno de 1.000 m2, que faz parte de um complexo junto ao rio Bùi, em Hoa Binh, 55 km a oeste de Ha Noi. Este lugar é onde a população étnica Muong habitou.

O ruído do Bùi ao longo da ladeira, com uma inclinação de 45 graus, faz com que o cenário seja considerado o mais bonito da região. Entretanto, esta condicionante se torna também uma grande limitação na construção, um desafio para o arquiteto.

O proprietário da residência trabalha na área da construção e desejava um lugar não somente para relaxar com toda sua família durante os finais de semana, mas também uma casa amigável com a natureza, com uma arquitetura nativa, que economizasse energia e fosse de baixo custo.

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 14 de 35
© Lê Anh Đức – Vũ Ngọc Hà

Com base em todos estas condicionantes, os arquitetos desenham a "Residência na Colina", que se inspira na técnica das casas tradicionais dos Muong, ou seja é feita sobre pilotis. Os materiais utilizados são, em sua maioria, locais como pedras, bambu, folhas de palmeira, etc... sendo combinados com materiais específicos do norte vietnamita como ardósia e laterita amarela. A estrutura da moradia se faz através de uma estrutura de aço, leve e resistente que é construída rapidamente. Grande parte dos trabalhadores da construção são descendentes dos Muong.

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 11 de 35
© Lê Anh Đức – Vũ Ngọc Hà

O projeto é composto por dois pavimentos e pelo ático. O térreo é de aproximadamente 70 m² incluindo a sala de estar/jantar/cozinha e um banheiro padrão. O primeiro pavimento está a 1,2m elevado do solo, a fim de que as pessoas possam ter a melhor a vista do cenário e que assim a residência se estivesse afastada dos insetos. 

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 18 de 35
Planta baixa - primeiro pavimento

Por outra parte, a convecção atmosférica cria um ambiente cômodo, reduzindo a endosmose do solo. O espaço ao redor da piscina é um ponto culminante, que faz com que o ar seja resfriado antes de fluir através da residência. A solução da cobertura é o sistema de cortina de bambu. Toda a vez que as cortinas são enroladas, a paisagem pode ser desfrutada através do sistema de colunas de aço em forma de I, o que faz com que as cortinas de bambu, acidentalmente, convertam-se em uma romântica moldura para a imagem natural.

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 9 de 35
© Lê Anh Đức – Vũ Ngọc Hà

A área do segundo pavimento é de 50 m² e inclui um espaço de usos múltiplos e o dormitório é coberto por vidro para não limitar a visão. O telhado é feito com uma armação de bambu e coberto por folhas de palmeira, fazendo com que interior da residência seja fresco, inclusive durante os dias mais quentes no verão.

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 24 de 35
Corte 1

A construção da residência e o paisagismo são executados ao mesmo tempo. Ele é composto por várias espécies de plantas como árvores de grande porte, árvores frutíferas e verduras.

Residência na Colina  / TOOB STUDIO - Imagem 16 de 35
© Lê Anh Đức – Vũ Ngọc Hà

A água necessária para o abastecimento da moradia vem da corrente subterrânea e da água da chuva que é filtrada pelos materiais naturais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Colina / TOOB STUDIO" [Hillside House / TOOB STUDIO] 06 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766253/residencia-na-colina-toob-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.