O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. ADOFF - Arquitetos
  6. 2014
  7. Casa Lote 31 / ADOFF - Arquitetos

Casa Lote 31 / ADOFF - Arquitetos

  • 09:00 - 1 Maio, 2015
Casa Lote 31 / ADOFF - Arquitetos
Casa Lote 31 / ADOFF - Arquitetos, © Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

© Ricardo Loureiro © Ricardo Loureiro © Ricardo Loureiro © Ricardo Loureiro + 32

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada num contexto de expansão urbana de uma zona residencial de Mirandela, este lote tinha bem definidos um conjunto de regras relativamente a implantação, volumetria e afastamentos. Perante isto o desenho rapidamente se desenvolveu num volume compacto e linear organizado sobre uma planta de base quadrada 11x11, onde se desenham dois pisos.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

O estudo dos vãos foi um tema orientador no desenho arquitetônico, o recuo do plano de vidro relativo ao plano de fachada, estabelece um novo perfil vertical no desenho dos alçados, este ganho de profundidade no interior resulta em espaço para armários e áreas técnicas, no exterior desenvolvem pequenas varandas, é também determinante no sombreamento permanente, controle da luz natural / temperatura e estabelece mais intimidade nas relações visuais entre o interior exterior.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

No piso térreo, reúnem-se os espaços mais diurnos com relações diretas com exterior, o espaço de transição entre a sala estar e a cozinha desenvolve-se com um duplo pé-direito, onde amplifica a entrada de luz natural, através de um vão superior e proporciona uma relação de comunicação entre os dois pisos.

Plantas
Plantas

O primeiro piso alberga o programa mais privado com três quartos, a escada de lanço único entre os dois pisos e de acesso a cobertura, esta compreendida por uma parede em xisto, (pedra local) que introduz uma atmosfera natural pela sua textura e cor, esta parede faz a ligação do piso térreo a cobertura, onde termina num pequeno volume revestido a chapa.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

A uniformidade do branco no interior é contrariada pelo pavimento escuro em madeira, que lhe confere maior conforto e uma luminosidade equilibrada. No exterior a unicidade material dada pelo isolamento continuo, acabado com uma argamassa fina de cor branca, reforçam a ideia de um monolítico escavado que contrasta com as cores fortes dos verdes e castanhos da envolvente do lote.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
ADOFF - Arquitetos
Escritório
Cita: "Casa Lote 31 / ADOFF - Arquitetos" 01 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766228/casa-lote-31-adoff-arquitetos> ISSN 0719-8906