Casa odD 1.0 / odD+

Casa odD 1.0 / odD+ - Mais Imagens+ 27

Quito, Equador
© Jose Ignacio Correa & Jean-Claude Constant L

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa OdD 1.0 localizada no setor de Tumbaco em Quito, Equador, foi concebida como um experimento terapêutico e de mudança de estilo de vida para um casal de idosos e suas famílias depois de viver em uma casa de estilo rústico por mais de 30 anos.

© Jose Ignacio Correa & Jean-Claude Constant L

Enfrentando demandas muito específicas do cliente, os arquitetos montaram sua estratégia com uma metodologia para o projeto e produto final através do estudo da neurociência, bem como do estilo de vida do cliente. Isto tornou a solução inicial para o desenho da casa mais fácil; um diagrama claro foi elaborado, e orientou uma direção projetual para as necessidades principais do cliente. Também foram levantadas questões gerais sobre forma e linguagem.

Planta

Desenho: A casa, conforme solicitado pelo cliente, deveria ser aberta e fechada, com espaços íntimos isolados (escritório, estúdio, dormitórios e serviços) fundidos aos espaços sociais (sala de estar, hall de entrada, sala de jantar e varanda), criando diferentes ambientes, mas também mantendo uma condição de plano aberto para a flexibilidade do programa e a clareza da forma.

Estes pedidos conduziram a uma solução de quatro partes: em primeiro lugar, o uso de um espaço de pátio ao ar livre (âncora temática e organizacional), foi possível marcar o ponto de transição entre espaços interiores e exteriores. Os espaços envolventes criam um plano de labiríntico. Em segundo lugar, um corredor linear delimitado por uma parede de concreto aparente de 70 cm foi utilizado como principal distribuidor dos espaços, separando as áreas íntimas das sociais. Em terceiro lugar, a concepção de um telhado curvo simétrico invertido serviu como principal expressão formal da casa. A forma do telhado foi concebida como uma expressão contínua de arquitetura para o programa: o telhado nega extremos, como uma "média" (expressada em termos matemáticos) que se destina a equilibrar a mudança no programa, bem como a psique humana através de uma única expressão arquitetônica. O telhado é maior nas áreas sociais, e menor nas áreas privadas, mas sempre contínuo. E em quarto lugar, o conceito de serialismo é aplicado em toda a casa com um padrão nos andares (telhas de tijolo, juntas de dilatação de concreto), tetos (grelha de concreto aparente) e paredes de betão (barras de pedra horizontal). Estes padrões são utilizados a fim de dar a cada espaço características e ritmo próprios.

© Jose Ignacio Correa & Jean-Claude Constant L

Construção: Cada elemento tectônico na casa é apresentado de forma natural e sincera. Para as estruturas utilizou-se colunas e vigas de aço (naturalmente acabadas); concreto aparente é usado para os pisos, paredes e lajes de teto. Pedras extraídas na região são usadas para a fachada e o piso do pátio exterior. Além disso, madeira reciclada a partir da casa anterior dos clientes foi usada para os pisos, portas e portão de entrada da área privada.

Corte

Cobertura: O telhado de concreto é suspenso sobre enormes colunas de 30 x 30 cm que apoiam-se ao longo de placas de aço de 50 cm. Ele se estende sobre 5m na frente e atrás da casa gerando uma profundidade de 4,5 m na varanda coberta na frente e uma oficina coberta, além de possuir espaço suficiente para uma garagem na parte posterior. A curva invertida do arco e a utilização da estrutura em grelha clareiam a construção, permitindo a saliência extrema nessa área de elevada atividade sísmica. Além disso, a curva também serve como uma estratégia para permitir que a água escorra em pontos específicos, quando necessário.

© Jose Ignacio Correa & Jean-Claude Constant L

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa odD 1.0 / odD+" [odD House 1.0 / odD+] 06 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766165/casa-odd-odd-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.