Ponte VLM / AND-RÉ

Ponte VLM / AND-RÉ - Mais Imagens+ 16

Quarteira, Portugal
  • Arquitetos: AND-RÉ; AND-RÉ
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joao Soares
  • Promotor: Inframoura, EM
  • Artwork: Domingos Loureiro
  • Engenharia: Carmo
  • Autores: Bruno André, Francisco Salgado Ré
  • Cidade: Quarteira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Joao Soares

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte VLM é uma ponte pedonal e cicloviária, parte integrante de uma ampla intervenção na avenida principal na cidade de Vilamoura. Esta ponte de madeira de 160m de comprimento foi concebida como um gesto particular na sequência do percurso. Um momento excepcional na cronologia sequencial do extenso caminho, pretendida não apenas como uma estrutura funcional, mas também como uma sedutora obra de arte, específica e contextualizada ao local.

Corte Perspectivado

O projecto visa quebrar a relação entre o utilizador e a rua adjacente em termos de ruído visual e sonoro, dirigindo a atenção para a paisagem do lago, onde o sol se põe nos campos de golfe, evidenciando a natureza específica do local. Este gesto provoca surpresa visual, seduzindo os sentidos e evitando o óbvio, proporcionando um espaço inesperado para que o utilizador possa descansar e apreciar a paisagem. 

© Joao Soares

Uma parede de madeira estrutural de 25x2.5m divide a realidade da rua da realidade da paisagem. Uma destinada para descansar e desfrutar de uma vista tranquila do sol, e outra com uma identidade urbana, que segue o longo plano reto de madeira estendido paralelamente à rua. A intenção é provocar um efeito de visualização das imagens pintadas, a partir da observação em movimento do interior dos veículos que passam. 

Fachada 1

O artista Domingos Loureiro concebeu uma obra composta por 180 réguas de madeira, pintadas de ambos os lados, criando duas longas imagens de 25m, para uma observação diferente nos dois sentidos das faixas de tráfego. As imagens são invisíveis numa vista frontal da fachada, mas são vistas através de um ângulo de 45º, descoberto com o movimento do carro, como uma pelicula de um filme. 

© Joao Soares

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vilamoura, 8125-507 Quarteira, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ponte VLM / AND-RÉ" [VLM Bridge / AND-RÉ] 29 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766066/ponte-vlm-and-re> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.