João Soares

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Jovens talentos da Arquitetura Portuguesa

Marcada pelo refinamento e pureza de desenho, a arquitetura portuguesa historicamente detém um aguçado relacionamento entre o objeto construído e o território a qual se insere.

Nomes como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Fernando Távora são ainda as maiores referências quando pensamos na produção arquitetônica portuguesa. Contanto, para além dos grandes mestres, um grupo de jovens escritórios criado nos últimos dez anos tem mostrado força e relevância à nova produção. Nesse panorama, novos atributos são enfatizados - um senso estético e construtivo baseado no minimalismo moderno, mas questionados e renovados de acordo com os novos parâmetros sociais e filosóficos contemporâneos; a união de campos híbridos – da arte e design de produto à arquitetura e urbanismo; e um processo crescentemente colaborativo, baseado na união de ideias coletivas.

Ponte VLM / AND-RÉ

Ponte VLM / AND-RÉ - PassarelaPonte VLM / AND-RÉ - PassarelaPonte VLM / AND-RÉ - PassarelaPonte VLM / AND-RÉ - PassarelaPonte VLM / AND-RÉ - Mais Imagens+ 16

Quarteira, Portugal
  • Arquitetos: AND-RÉ; AND-RÉ
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009

420 projetos selecionados para o Prêmio Mies Van der Rohe 2015

A Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe selecionaram 420 projetos que competirão pelo European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award 2015. Os projetos escolhidos abrangem 36 países, com a maior parte dos selecionados oriundos da Espanha. Vinte e sete porcento das obras eleitas são relacionadas à habitação, enquanto que 24% são equipamentos culturais, 11% tem relação com educação e os 33% restantes variam entre projetos esportivos, comerciais, governamentais, de transporte e projetos urbanos.

Estabelecido em 1987 pela União Europeia juntamente com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Fundació Mies van der Rohe – Barcelona, o Prêmio Mies Van der Rohe é um dos mais prestigiados e importantes prêmios da arquitetura europeia. A honraria é concedida bienalmente a obras que tenham sido concluídas nos dois últimos anos. Entre os vencedores de edições anteriores estão o Harpa Concert Hall and Conference Centre em Reykjavik, projetado pelo escritório dinamarquês Henning Larsen em colaboração com o escritório islandês Batteríið e o artista Olafur Elíasson, e o Neues Museum in Berlin,de David Chipperfield Architects and Julian Harrap.

Além disso, será concedido um prêmio "Arquiteto Emergente" [Emerging Architect] para profissionais em início de carreira, bem como um Prêmio de Jovem Talento da Arquitetura [Young Talent Architecture Prize - YTAP] para os melhores projetos de mestrado de 2014. O júri deste ano é o primeiro a incluir um cliente que tem apoiado a alta qualidade da arquitetura e contratado projetos de arquitetos europeus. O júri selecionará os finalistas no final de janeiro de 2015.

Veja a seguir os 420 projetos selecionados e conheça os membros do júri do Prêmio Mies Van der Rohe 2015.

Quinta do Lobo Branco / AND-RÉ

Quinta do Lobo Branco / AND-RÉ - HotéisQuinta do Lobo Branco / AND-RÉ - HotéisQuinta do Lobo Branco / AND-RÉ - HotéisQuinta do Lobo Branco / AND-RÉ - HotéisQuinta do Lobo Branco / AND-RÉ - Mais Imagens+ 12

Penafiel, Portugal
  • Arquitetos: AND-RÉ; AND-RÉ
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013