O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. B- Architecture
  6. 2013
  7. Residência b- Empordà / B- Architecture

Residência b- Empordà / B- Architecture

Residência b- Empordà / B- Architecture
Residência b- Empordà /  B- Architecture, © Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

© Lourdes Jansana © Lourdes Jansana © Lourdes Jansana © Lourdes Jansana + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Les Olives, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    David Domínguez Fuster, Christian Sintes
  • Ano do Projeto

    2013
© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência situa-se nos arredores de uma pequena cidade da região de Baix Empordà. Está disposta no limite entre as construções e os campos que rodeiam o local.

© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

Essa implantação singular faz com que a residência feche-se para a rua, dando as costas à comunidade e abrindo-se com grandes janelas para as vistas. Outra peculiaridade do lugar é a presença do vento norte. Ante essa adversidade, a casa é recolhida na fachada norte e abre-se com um pátio na fachada sul. Dessa maneira o projeto é entendido como uma sequência de espaços fechados e abertos, onde sempre há relações com o exterior.

© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

Em sua fachada sul a casa está coberta com um trançado feito de bambus. Esse elemento serve como filtro e proteção da casa para o exterior. Além de conferir ao conjunto caráter e singularidade. Através de um sistema de persianas, pode ser aberto por partes, sendo que o aspecto da casa é transformado em função das aberturas.

Corte 1
Corte 1
Planta Baixa
Planta Baixa
Corte 2
Corte 2

A residência está dividida em dois pavimentos para adaptar-se ao desnível entre a rua e a topografia. No pavimento superior, onde é feito o acesso, dispõe-se de um estúdio com banheiro e cozinha. Além disso, há uma área para estacionar dois carros ao ar livre. O piso inferior gira em torno de um pátio. É o pavimento principal, onde encontra-se a sala, copa, cozinha dois dormitórios e um banheiro.

© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

Toda a casa é construída com chapas de compensado aparente. Também inclui uma caldeira de biomassa e um sistema de aquecedores que regulam o consumo da mesma.

© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

Teto jardim + caldeira de biomassa

Nesse projeto utilizou-se dois sistemas que otimizam o funcionamento energético de uma residência. Por um lado a cobertura da casa é um teto jardim. Essa solução faz com que a residência tenha oscilações de temperatura inferiores à maioria das construções. As coberturas verdes, com suas camadas vegetais e de terra servem como um bom isolamento térmico, reduzem as variações de temperatura entre dia-noite, diminuem as variações de umidade no ar, produzem oxigênio e absorvem gás carbônico.

© Lourdes Jansana
© Lourdes Jansana

O segundo sistema utilizado foi uma caldeira de biomassa com combustível de pellets de madeira. Os benefícios dessas caldeiras são muitos. Os pellets são resíduos de outras atividades e isso favorece a canalização de excedentes agrícolas. Geralmente vêm da mesma região onde são consumidos, de modo que a economia local é incentivada. As caldeiras não apresentam riscos de explosão, não são voláteis, ou produzem odores. E o custo dos pellets é inferior ao de outros combustíveis de aquecimento, como propano ou resistências elétricas.

Perspectiva Axonométrica
Perspectiva Axonométrica
Cita: "Residência b- Empordà / B- Architecture" [Vivienda b- Empordà / B- Architecture] 02 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766017/vivienda-b-emporda-b-architecture> ISSN 0719-8906