Vira-Lata / Moradavaga

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 2 de 20Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 3 de 20Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 4 de 20Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 5 de 20Vira-Lata / Moradavaga  - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Moradavaga
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Autores: Manfred Eccli, Pedro Cavaco Leitão
  • Colaboradores: Rossana Ribeiro
  • Estrutura: Catari Portugal
  • Apoio: Colep
  • Parceiro: Cavaco & Coquet, Lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 10 de 20
Cortesia de Moradavaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vira-Lata nasceu do desafio, lançado pela empresa municipal Porto Lazer no final do último mês de Janeiro, para conceber uma peça artística que integrasse, juntamente com propostas de outros artistas, o projeto Locomotiva para uma nova praça junto à Estação de S. Bento.

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 5 de 20
Cortesia de Moradavaga

A ideia base da proposta da autoria da Moradavaga assenta na interpretação crítica do território em questão, propondo um elemento vertical, ao mesmo tempo lúdico e funcional, que serve de remate visual à nova praça e de ligação entre a cota da mesma e a parte superior da Rua da Madeira, adicionando assim novas possibilidades de circulação pedonal às já existentes.

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 18 de 20
Corte

Cruzando referências provenientes tanto do imaginário ligado ao ato de viajar como ao universo dos caminhos de ferro, o conceito original para as fachadas interativas desta nova “torre de comunicação” surgiu dos sistemas utilizados nos painéis informativos das estações que vão dando indicações atualizadas sobre as chegadas e as partidas dos comboios.

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 11 de 20
Cortesia de Moradavaga

No presente caso, o objetivo é que os transeuntes assumam um papel ativo na alteração da “imagem” da cidade, modificando, a seu bel-prazer, a configuração das fachadas principais desta caixa-de-escadas, através da manipulação dos elementos móveis (latas em folha de flandres) que as constituem, como se de imensos ecrãs com pixéis analógicos se tratassem.

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 20 de 20
Diagrama

Através da utilização de um sistema binário de cores – o amarelo encontrado nas carruagens dos comboios suburbanos do Porto e a folha de flandres “ao natural” das latas fornecidas pela Colep - é dada a oportunidade aos utilizadores desta instalação de criarem as suas próprias mensagens e desenhos, contribuindo assim para a constante mutação do “ambiente” da nova praça.

Vira-Lata / Moradavaga  - Imagem 9 de 20
Cortesia de Moradavaga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vira-Lata / Moradavaga " [Vira-Lata / Moradavaga] 28 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766003/vira-lata-moradavaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.