O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. ARQMOV Workshop
  6. 2015
  7. Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop

Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop

  • 19:00 - 26 Abril, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop
Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop, © Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo + 16

  • Colaboradores

    Eduardo Micha, Fabio Correa, Gabriel Merino, Oscar Osorio, Patricia Pérez, Christian Rodriguez, Miguel Angel Chiney, Nèstor Moreno, Eduardo Acosta, Mario Moreno
  • Mais informações Menos informações
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários dessa residência, um casal de idosos com um neto recém nascido, nos encarregaram de desenhar a sua nova moradia em um terreno com duas construções existentes. Entre os principais requerimentos estavam: ter o menor contato visual com os vizinhos e a possibilidade da vida cotidiana se desenvolver em um só pavimento. Em adição ao programa tradicional, eles nos solicitaram também um dormitório de visitas e uma academia na parte superior, feito que realizamos através de uma transição sutil e fácil, para que não fosse preciso a construção de longas escadas. 

Planta
Planta

Através de uma análise das necessidades do cliente, orientações e clima, a proposta resultou em uma forma de linhas limpas e simples que no seu interior criam espaços de pé-direito duplo. Elevar a residência do nível do pedestre foi como decidimos conferir privacidade aos nossos clientes.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Esta não é uma residência tradicional, basta prestar atenção no seu entorno. Todas as edificações adjacentes seguem um regulamento, que determina materiais e cores específicos, definido pelos próprios vizinhos; embora tenhamos utilizado estes mesmos materiais e cores, os utilizamos através de uma proposta que rompe os esquemas tradicionais e nos permite expressar nosso conceito de arquitetura por meio do desenho, enfatizando a geometria.

Planta
Planta

Conseguiu-se que cada espaço da residência tenha a orientação adequada para que o sol entre na maior parte do dia e para que a vida dos habitantes gire ao redor do jardim, que é a parte primordial do funcionamento; é importante destacar que através de qualquer ponto da residência se tem uma bela vista dos vulcões próximos da Cidade do México. A fachada principal é praticamente desconectada da rua. A sala de estar e jantar, dormitórios da família, assim como a biblioteca estão diretamente conectados com o jardim e o deck.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Não existem espaços específicos para cada atividade, a residência é composta por áreas abertas, flexíveis e de uso diário, ainda que se assemelhe muito a um programa de uma casa de férias.

Corte
Corte

Quanto aos materiais utilizados (todos locais), fizemos uso de pedras e madeiras naturais: mármore travertino, vigas de madeira de nogueira, granitos, vidro temperado, composição que se completa através de um elaborado paisagismo ao redor de toda a residência.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop" [Casa LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop] 26 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765835/residencia-lpz-arquitectura-en-movimiento-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.