Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop

Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop - Mais Imagens+ 11

Cidade do México, México
  • Arquitetos: ARQMOV Workshop; Arquitectura en Movimiento Workshop
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Colaboradores: Eduardo Micha, Fabio Correa, Gabriel Merino, Oscar Osorio, Patricia Pérez, Christian Rodriguez, Miguel Angel Chiney, Nèstor Moreno, Eduardo Acosta, Mario Moreno
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários dessa residência, um casal de idosos com um neto recém nascido, nos encarregaram de desenhar a sua nova moradia em um terreno com duas construções existentes. Entre os principais requerimentos estavam: ter o menor contato visual com os vizinhos e a possibilidade da vida cotidiana se desenvolver em um só pavimento. Em adição ao programa tradicional, eles nos solicitaram também um dormitório de visitas e uma academia na parte superior, feito que realizamos através de uma transição sutil e fácil, para que não fosse preciso a construção de longas escadas. 

Planta

Através de uma análise das necessidades do cliente, orientações e clima, a proposta resultou em uma forma de linhas limpas e simples que no seu interior criam espaços de pé-direito duplo. Elevar a residência do nível do pedestre foi como decidimos conferir privacidade aos nossos clientes.

© Rafael Gamo

Esta não é uma residência tradicional, basta prestar atenção no seu entorno. Todas as edificações adjacentes seguem um regulamento, que determina materiais e cores específicos, definido pelos próprios vizinhos; embora tenhamos utilizado estes mesmos materiais e cores, os utilizamos através de uma proposta que rompe os esquemas tradicionais e nos permite expressar nosso conceito de arquitetura por meio do desenho, enfatizando a geometria.

Planta

Conseguiu-se que cada espaço da residência tenha a orientação adequada para que o sol entre na maior parte do dia e para que a vida dos habitantes gire ao redor do jardim, que é a parte primordial do funcionamento; é importante destacar que através de qualquer ponto da residência se tem uma bela vista dos vulcões próximos da Cidade do México. A fachada principal é praticamente desconectada da rua. A sala de estar e jantar, dormitórios da família, assim como a biblioteca estão diretamente conectados com o jardim e o deck.

© Rafael Gamo

Não existem espaços específicos para cada atividade, a residência é composta por áreas abertas, flexíveis e de uso diário, ainda que se assemelhe muito a um programa de uma casa de férias.

Corte

Quanto aos materiais utilizados (todos locais), fizemos uso de pedras e madeiras naturais: mármore travertino, vigas de madeira de nogueira, granitos, vidro temperado, composição que se completa através de um elaborado paisagismo ao redor de toda a residência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop" [Casa LPZ / Arquitectura en Movimiento Workshop] 26 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765835/residencia-lpz-arquitectura-en-movimiento-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.