O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outras Estruturas
  4. Holanda
  5. RAAAF
  6. 2013
  7. Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF

Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF

Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF
Operação Secreta 610  / Studio Frank Havermans  + RAAAF, © Michiel de Cleene
© Michiel de Cleene

© Michiel de Cleene © Michiel de Cleene © René de Wit. © Michiel de Cleene + 17

  • Engenheiro Estrutural

    Bussel Engineering
  • Gestão de Projeto

    Koos Schaart Productions
  • Construções Metálicas

    De mannen van Staal.
  • Pistas Caterpillar

    VTS Constructions
  • Cobertura

    Luiquid Rubber.
  • Mais informações Menos informações
© René de Wit.
© René de Wit.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Operação Secreta 610 é uma solução móvel radical para o desafio de transformar e regenerar o bunker Shelter 610, de aeronaves da antiga base aérea Soesterberg da OTAN, de um hangar de aviões de combate F15 em um espaço de trabalho experimental para as equipes menores.

Corte em Perspectiva
Corte em Perspectiva

Em 1994, as tropas americanas deixaram a Base Aérea de Soesterberg e, em 2008, as suas instalações de aviação foram desmanteladas. Agora, alguns anos mais tarde, o atual proprietário da província de Utrecht está dando o terreno de 500 ha de volta à natureza e aos moradores. A dinâmica predominante e mística da era da Guerra Fria desapareceu, mas a própria base é um exemplar único da arquitetura daquela época. A pista do aeroporto em forma de Y encontra-se escondida em uma paisagem camuflada especial projetada pela OTAN.

© Michiel de Cleene
© Michiel de Cleene

Bunkers de aeronaves foram construídos aleatoriamente através do terreno, escondidos da vista por árvores para melhor protegê-los de bombardeios. Esta paisagem muito específica está sendo ameaçada por sua remodelação em uma 'nova natureza': a pista será parcialmente removida para criar mais espaços verdes e a maioria dos antigos bunkers de aeronaves serão selados sem reconhecimento de sua distinta herança histórica. Oito abrigos, no entanto, foram destinados para a reurbanização. Como designers foram contratados para projetar o interior de um desses abrigos, sentimos uma obrigação social de ir além dos abrigos, criando uma nova função e enfatizando a importância de toda a área.

Planta
Planta

Logo após a escolha da comissão, a equipe de design começou a trabalhar na base no abrigo de aproximadamente 800 m². Projetando em mesas que trouxemos nós mesmos, logo percebemos que o abrigo não é necessariamente o lugar óbvio para o trabalho. A temperatura, umidade e acústica nem sempre são ideais, portanto muitas vezes é melhor estar fora do hangar. Dependendo do tempo é preferível trabalhar na parte inferior da base, no vazio da pista de três quilômetros ou algum outro local na natureza entre as árvores.

© Michiel de Cleene
© Michiel de Cleene

Para facilitar essa tarefa, foi desenvolvida uma unidade de trabalho móvel. Nós demos um novo significado para o hangar, atribuindo a ele um novo veículo. O objeto preto robusto - referindo-se ao imaginário militar e místico da Guerra Fria - contém um interior para trabalho, funcional  e "básico" para um máximo de 10 pessoas. Com a sua superfície de 30 m², a unidade pode ser implementada tanto dentro como fora do hangar. Impulsionada por pistas caterpillar, move-se lentamente através das instalações.

Diagrama 5
Diagrama 5

Projetar uma unidade móvel significa, literalmente, necessitar da pista de base como condição para a sua existência, fazer uma declaração sobre a conveniência de deixar este tecido único de estradas continuarem a existir em sua relação com a natureza. Nós projetamos o Shelter 610 como um monumento da Guerra Fria, deixando-o completamente intocado e apenas documentando suas características específicas. Aqui, a restrição torna-se um instrumento de design. A unidade de trabalho mantém todas as funções necessárias para seus usuários: uma mesa dobrável abaixo do teto, 10 cadeiras engenhosamente dobráveis e 4 lugares extras. A unidade está equipada com energia e aquecimento; outras instalações, como água corrente e banheiros também estão no Shelter 610.

© Michiel de Cleene
© Michiel de Cleene

Dentro do contexto da base aérea, a unidade de trabalho cria possibilidades de programas inovadores de pesquisa que seriam impossíveis de outra forma. Alunos da Delft University of Technology (Aeroespacial / CleanEra) estão ansiosos para usá-lo como um local temporário para desenvolver um programa inovador de aviação amigável ao meio-ambiente do século XXI, conhecido como "sem ruído, sem carbono, apenas voam ".

Diagrama 6
Diagrama 6

A antiga pista é o local de teste para o local de experimentos de aviação do estado. A Operação Secreta 610 e seu abrigo fornecem alojamento para pesquisadores de diferentes disciplinas, para realizarem experiências e desenvolverem idéias inovadoras. A combinação incomum de natureza e história da Guerra Fria proporciona um ambiente estimulante para o desenvolvimento do conhecimento sobre a natureza, tecnologia e aviação.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
RAAAF
Escritório
Studio Frank Havermans
Escritório
Cita: "Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF" [Secret Operation 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF] 02 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765805/operacao-secreta-610-studio-frank-havermans-plus-raaaf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.