ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 2 de 24ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 3 de 24ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 4 de 24ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 5 de 24ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Daniel Fügenschuh ZT GmbH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Arquiteto: Daniel Fügenschuh
  • Engenharia Estrutural: MIchael shaw
  • Suatentabilidade: Steve Caulfield
  • Engenharia Elétrica: King Shaw Associates
  • Engenharia Mecânica: King Shaw Associates
  • Instalações Prediais: King Shaw Associates
  • Cidade: Podgorica
  • País: Montenegro
Mais informaçõesMenos informações
ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 11 de 24
Cortesia de Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está situado ao lado do rio Moraca com sua pitoresca paisagem de rio. Adjacente à ponte estaiada Pylon que, com 140 metros de comprimento e 57 metros de altura, é um marco de referência na cidade. A nossa proposta para a nova sede das Nações Unidas em Montenegro consta em trazer a paisagem ao nível de passarela para pedestres e ciclistas que propusemos para conectar o centro da cidade juntamente com o meio ambiente ao longo do rio.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 23 de 24
Planta Baixa - Térreo

O novo edifício foi inserido na paisagem para ampliar ainda mais a sua margem oeste visando aproveitar o clima do rio, as vistas espetaculares da nova ponte e reduzir o impacto negativo de tráfego dentro e fora da cidade.

Ao cruzar o rio, o edifício é recebido como um elemento flutuante horizontal dos entre os cabos suspensos da ponte.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 5 de 24
© Milos Vujovic - Dusko Miljanic

Conceito espacial

Os diferentes departamentos compartilham a mesma área pública, situada apenas em um pavimento. Os seis departamentos são expressados como diferentes volumes e são unidos por uma cobertura compartilhada que possui grandes aberturas para ventilação e iluminação natural.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 22 de 24
Planta Baixa - Térreo

Em frente a uma zona de circulação generosa que funciona como uma espinha dorsal para a construção das funções mútuas, estão as áreas de reuniões e salas de conferências. Um pátio como faixas de jardins e o muro de retenção em forma de L configuram a definição espacial dessas áreas. Uma tela de células fotovoltaicas que flutua acima da laje da cobertura funciona como um dispositivo de sombreamento e é suficiente para fornecer energia para a demanda do edifício.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 3 de 24
© Milos Vujovic - Dusko Miljanic

Refrigeração passiva

O edifício foi projetado para responder ao clima com uma abordagem semelhante à arquitetura vernacular do Mediterrâneo e das regiões do Adriático. A construção é fortemente protegida contra o calor do verão, com um elevado grau de massa térmica exposta para regular a temperatura interna.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 20 de 24
Corte

O sistema de ventilação utiliza o calor gerado nos espaços de escritório para conduzir o ar, permitindo a ventilação natural resfriar os ambientes durante a maior parte do ano.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 15 de 24
© Milos Vujovic - Dusko Miljanic

Aquecimento e refrigeração

O rio que corre pelo terreno fornece uma grande fonte de energia ao projeto. No verão, o rio é mais frio do que o ar e pode ser utilizado para resfriar o edifício. No inverno, a água demora mais para aquecer e pode ser usada para aquecer o edifício através de uma bomba de calor. A energia para executar a bomba de calor é derivada de energia solar gerada pelos painéis fotovoltaicos na cobertura. A geração de energia a partir do sistema fotovoltaico é maior no verão, quando é necessária a maior refrigeração.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 2 de 24
Cortesia de Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH

Energia solar

No total, 1.400 metros quadrados de painéis fotovoltaicos na cobertura é suficiente para atender toda a demanda anual de energia do edifício. Desta forma, o novo edifício sede da ONU pode ser auto-suficiente em termos de energia.

ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH - Imagem 16 de 24
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Podgorica, Montenegro

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ONU Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH" [Un Eco House / Architekt Daniel Fügenschuh ZT GmbH] 27 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765712/eco-house-architekt-daniel-fugenschuh-zt-gmbh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.