Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Brasil
  5. motirõ[arquitetos]
  6. 2014
  7. Espaço Conceito New Creators / motirõ[arquitetos]

Espaço Conceito New Creators / motirõ[arquitetos]

  • 05:00 - 21 Abril, 2015
Espaço Conceito New Creators / motirõ[arquitetos]
Espaço Conceito New Creators / motirõ[arquitetos], © Studio GM
© Studio GM

© Studio GM © Studio GM © Studio GM © Studio GM + 32

© Studio GM
© Studio GM

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceber um espaço conceito para novos criadores foi o ponto de partida para concepção do projeto arquitetônico adotado para o espaço da loja conceito que tem como principio a inserção de criadores emergente dentro do mercado da arte, arquitetura, moda e design.

© Studio GM
© Studio GM

O projeto consistia em transformar uma casa de vila tradicional em Pinheiros em um espaço versátil que pudesse compatibilizar harmonicamente todos os seguimentos que a loja virtual oferecia.

© Studio GM
© Studio GM

A partir dessas premissas, respeitar e enaltecer o passado associando ao contemporâneo foi à posição que adotamos para que o projeto se tornasse único, atemporal.

© Studio GM
© Studio GM

Do existente, a retirada dos acabamentos das paredes, o estuque, revelando o tijolo maciço de barro e o assoalho do piso superior revelou a idade do imóvel e o sistema construtivo adotado na época, a partir dai, direcionamos o desenho da ampliação, dentro dos mesmos padrões matemáticos, contudo, usando de um sistema construtivo mais atual.

Corte
Corte

Para dar continuidade à estrutura do assoalho, foi projetada uma estrutura metálica espaçada com o mesmo intervalo, criando uma continuidade volumétrica e rítmica sem perder a identidade dos seus tempos.

© Studio GM
© Studio GM

Para criar uma unidade maior e mais perceptível, usamos o mesmo piso na edificação existente e na ampliação uma vez que o original da existente já havia sido retirado.

© Studio GM
© Studio GM

Outra vez, respeitando o tempo, projetamos a nova escada, em metal, com a mesma característica da existente, em madeira.

A utilização de materiais alternativos veio pra fortalecer a ideia de novas criações, dando novos usos para materiais já taxados por determinada tarefa.

© Studio GM
© Studio GM

Blocos de concreto empilhados para apoiar joias, paletes suspensos por cabos de aço no vão livre da passarela para apoiar peças assinadas, escadas de pintura suspensas servindo de arara estão dentre as soluções encontradas para sair do obvio comercial.

© Studio GM
© Studio GM

Passarela em aço corten, baldes de pedreiro com cubas no banheiro, também entraram no projeto para quebrar a rigidez corporativa imposta pelo mercado.

Plantas
Plantas

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Conceito New Creators / motirõ[arquitetos]" 21 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765623/espaco-conceito-new-creators-motiro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.