Residência B10 / Werner Sobek Group

Residência B10 / Werner Sobek Group - Mais Imagens+ 21

Stuttgart, Alemanha
  • Arquitetos: Werner Sobek Group; Werner Sobek Group
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zooey Braun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CLIPSO, Leicht, Reinaerdt, Sky-Frame
  • Planejamento Geral: Werner Sobek Design GmbH
  • Conceito Energético: WSGreenTechnologies GmbH
  • Construtora: SchwörerHaus
  • Supervisão Da Obra + Gestão De Energia: alphaEOS AG
  • Cidade: Stuttgart
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Ativa B10 é parte de um projeto de pesquisa que examina como os materiais inovadores, desenhos estruturais e tecnologias podem melhorar nosso mundo urbanizado de maneira sustentável. Graças a um novo conceito de energia e um sofisticado sistema preditivo, a auto-aprendizagem no controle da residência gera o dobro de energia necessária para suas atividades. 

© Zooey Braun

O excedente é utilizado para alimentar dois veículos elétricos e - utilizando tecnologia de rede inteligente - a residência vizinha construída pelo arquiteto Le Corbusier (sede do Museu Weissenhof desde 2006). A combinação de infraestruturas móveis e permanentes apresenta uma abordagem muito promissora ao criar um sistema integrado e poder descentralizá-lo para servir às necessidades tanto dos eletrodomésticos quanto do entorno construído. 

© Zooey Braun

Ao longo de toda a vida útil do projeto, o consumo e a geração de energia, assim como um amplo espectro de dados relevantes para a construção da pesquisa, serão medidos de forma contínua e cientificamente avaliados no departamento Lightweight Structures and Conceptual Design (ILEK) da Universidade de Stuttgart.

© Zooey Braun

B10 é parte de uma rede de projetos conhecidos como "Shop window LivingLab BWe mobile", através da qual são promovidos 40 projetos nas regiões de Stuttgart e Karlsruhe. O projeto é apoiado pelo Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital, em Berlim. A capital do estado de Stuttgart disponibilizou uma propriedade pertencente a ela, por um período de três anos, para que o projeto seja implementado.

O local da construção encontra-se em Bruckmannweg 10, no coração do famoso Estado de Weissenhof de Stuttgart. Na década de 1920, a propriedade foi um marco na inovação em relação às melhoras essenciais no nosso meio ambiente construído. Situada nas colinas de Killesberg, a Residência Ativa B10 segue o caráter inovador do estado e o transfere a novos domínios - onde o estático e o móvel são considerados e desenhados como uma unidade integral.

© Zooey Braun

A B10 entrelaça os sistemas energéticos e os edifícios a um amplo sistema de controle integral. Como consequência disso, combina-se a infraestrutura e a equipe de construção para criar, armazenar e gestionar a energia em um elemento central, que por sua vez, faz com que a B10 seja o vínculo entre o usuário, edifício, veículo e a rede inteligente.

© Zooey Braun

Assim como sua eficiência energética, o edifício oferece importantes inovações de desenho. A B10 foi industrialmente pré-fabricada dentro de poucos meses e então, montada no terreno em apenas um dia. As diferentes inovações construtivas do edifício incluem, por exemplo, o uso de somente 17 mm de espessura de envidraçamento em toda fachada. Outras inovações importantes incluem a instalação de um rack de tecnologia pré-fabricada com um conjunto central de cabos, elementos dobráveis na fachada (que cumprem uma dupla função como um pátio também), uma parede de feita com madeira totalmente reciclável, etc.

Planta Uso Residencial

Como é o caso de todos os edifícios de pesquisa desenhados por Werner Sobek, a B10 requer um mínimo de recursos e é totalmente reciclável. Como conseqüência, cumpre todos os requisitos exigidos pela norma Triplo Zero: o edifício gera mais energia do que o necessário para si (zero energia), não produz quaisquer emissões de qualquer natureza (emissões zero) e pode ser devolvido ao ciclo sem deixar para trás qualquer resíduo (zero resíduos).

© Zooey Braun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência B10 / Werner Sobek Group" [House B10 / Werner Sobek Group] 22 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765527/residencia-b10-werner-sobek-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.