O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó

Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó

  • 10:00 - 16 Abril, 2015
Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó
Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó, © Hélio Bertolucci Jr., via Flickr. CC
© Hélio Bertolucci Jr., via Flickr. CC

O Centro Universitário Maria Antonia promove, hoje, às 19h30, um debate com Benjamin Seroussi, Alexander Römer e Renato Cymbalista, sobre a restauração da Vila Itororó, localizada em São Paulo.

Concebida no início do século XX pelo imigrante português Francisco de Castro como moradia para os operários da região da Bela Vista, a Vila Itororó é, além de patrimônio histórico da capital paulista, testemunha das transformações da cidade. Seu restauro implica não apenas desafios técnico-arquitetônicos, mas também um debate público a respeito de diferentes concepções de cidade. O processo de restauro da Vila não pretende regressar a um passado distante ou desvincular-se dos recentes acontecimentos, mas trabalhar no presente a história do local.

Como primeira atividade a ser realizada no galpão da Vila Itororó, o coletivo ConstructLab foi convidado para construir de forma colaborativa módulos e equipamentos básicos para o local. Essa primeira estrutura contará com espaços destinados a leitura, descanso, lazer, reuniões e assembleias.

Os debatedores discutem, entre outros temas, as possibilidades temporárias e reversíveis de ocupação de um espaço, através do uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente. O debate será uma oportunidade para arquitetos, designers, artistas e todos os interessados no assunto não apenas conhecerem o trabalho em processo na Vila Itororó, como também pensarem sobre alternativas mais inclusivas de apropriação do espaço público.

Sobre os participantes

Benjamin Seroussi é curador da Vila Itororó, canteiro aberto, um projeto integrado à renovação da Vila Itororó que consiste na criação de um centro cultural temporário no canteiro de obras. O intuito deste espaço é discutir e testar os usos presentes e futuros da Vila Itororó.

Alexander Römer faz parte do coletivo ConstructLab, grupo cujo trabalho se realiza em espaços vazios ou em construções, transformando-os por meio de estruturas simples ou unidades móveis, sem deixar de considerar o uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente.

Renato Cymbalista é professor da FAU-USP, presidente do Instituto Pólis, coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e editor adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.

Debate Vila Itororó, Canteiro Aberto

  • Data: 16 e abril, quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: Centro Universitário Maria Antonia
  • Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo-SP
  • Entrada gratuita

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó" 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765483/centro-maria-antonia-promove-debate-sobre-a-vila-itororo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.