Casa W.I.N.D. / UNStudio

Casa W.I.N.D. / UNStudio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: UNStudio; UNStudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  528
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Platowood
  • Engenharia Estrutural: Pieters Bouwtechniek, Haarlem
  • Mecânica E Encanamentos : Ingenieursburo Linssen bv., Amsterdam
  • Elétrica E Domótica: Elektrokern Solutions, Alkmaar
  • Construção Física: Mobius Consult, Driebergen
  • Design De Interiores: UNStudio, Tim-Alkmaar, Alkmaar
  • Paisagismo: UNStudio
  • Design De Iluminação: Elektrokern Solutions, Alkmaar
  • Acústica Especial: Hans Koomans Studio Design, Amsterdam
  • Gestão De Custos: Basalt bouwadvies bv., Nieuwegein, Studio Bouwhaven bv. Barendrecht
  • Gestão De Lote: Studio Bouwhaven bv., Barendrecht
  • Bases De Concurso: Adviesbureau Both, Haarlem
  • Móveis E Acessórios Destacados Nas Fotos: Supplied by Co van der Horst, Amstelveen
  • Área Do Lote: 2350 m²
  • Equipe De Projeto Un Studio : Ben van Berkel, Caroline Bos, Astrid Piber com Ger Gijzen, René Wysk e Luis Etchegorry, William de Boer, Elisabeth Brauner, Albert Gnodde, Cheng Gong, Eelco Grootjes, Daniela Hake, Patrik Noome, Kristin Sandner, Beatriz Zorzo Talavera
Mais informaçõesMenos informações
© Fedde de Weert

Super Living - a ampliação da casa inteligente

As "casas do futuro", anteriormente referentes ao imaginário da fantasia exibida apenas em Feiras Mundiais e na ficção científica, são cada vez mais uma realidade. A automatização e conectividade estão se tornando possíveis para os lares inteligentes de hoje, para integrar tecnologias de informação através das quais os sistemas e dispositivos são capazes de se comunicar de forma integrada, o que aumenta consideravelmente a comodidade, a eficiência energética, a proteção e a segurança.

© Inga Powilleit

Dessa forma, planos flexíveis que se incorporam, permitem que a diversidade funcione de acordo com as necessidades divergentes da família e, assim, oferecer a opção para o acolhimento, o isolamento, o trabalho ou o lazer. A organização da casa contemporânea permite aos residentes que conservem sua própria vida no lar, tanto agora como no futuro.

Diagrama

A casa W.I.N.D, na província de North Holland, incorpora tanto soluções sustentáveis quanto automatização do lar. A flexibilização dos espaços, a assimilação completa da paisagem circundante e uma circulação centrífuga formam a base do desenho.

© Inga Powilleit

A casa W.I.N.D, North-holland, Holanda, 2008-2014

Situada nos arredores de uma vila holandesa e perto do mar, a casa W.I.N.D é circundada por uma área arborizada e fica de frente para uma grande extensão aberta da paisagem. O projeto da casa responde tanto a sua situação de implantação, quanto à variação das estações do ano, já que regulariza e maximiza os efeitos dessas duas determinantes.

© Fedde de Weert

Assimilando a Paisagem

A organização da casa é definida por suas condições externas. As áreas mais íntimas de trabalho e descanso estão localizadas na parte posterior, onde existe um recinto criado pelos bosques próximos, que cria um ambiente íntimo, privado; enquanto isso, as áreas de estar desfrutam de vistas amplas e panorâmicas da paisagem a frente.

© Inga Powilleit

Tanto a parte dianteira, quanto a posterior da casa, são totalmente envidraçadas e, por isso, conectam as duas diferentes condições externas com o interior. Toldos exteriores e paredes laterais promovem ainda mais esta conexão, demarcando a vista da paisagem e gerando varandas externas protegidas. Estas paredes laterais são predominantemente fechadas e, assim, servem, ainda, para proporcionar privacidade em relação aos edifícios vizinhos nos dois lados.

© Fedde de Weert

A posição elevada das áreas de estar da planta livre (cozinha / copa / sala de estar) no primeiro piso melhoram, ainda mais, as vistas ao exterior. A área do jardim em frente às asas se inclina suavemente até as varandas, criando a impressão de continuidade da paisagem em relação à casa.

© Inga Powilleit

Sugerindo a forma de uma flor simplificada, cada uma das curvas das quatro fachadas até o interior, criam quatro asas como pétalas, desenhando a paisagem ainda mais no interior. Estes recuos curvos estão conectados visualmente entre si através de suas linhas de visão, que se cruzam no centro do edifício e proporcionam diversas vistas diagonais em toda a construção. Na parte dianteira e posterior dos recuos, se reafirma a conexão interior-exterior, proporcionando visões cruzadas entre as asas.

Diagrama

Circulação Centrífuga

A organização vertical do edifício segue um princípio centrífugo dos níveis. Uma escada aberta no centro da casa - que forma o núcleo de circulação entre os quatro recuos - conecta as asas dianteiras e traseiras, o que faz com que cada vez que se usa a escada seja possível ter uma visão ampla através da casa até da paisagem exterior circundante. 

© Inga Powilleit

O nível da entrada integra as funções de porão e estacionamento, que estão situados junto à entrada principal. A partir da entrada principal, a escada central conduz até os dormitórios das crianças e a sala de música no primeiro pavimento, na parte posterior da casa. Daqui segue-se ao primeiro nível elevado na parte dianteira da casa, onde se encontram a área de estar principal e a cozinha.

© Inga Powilleit

A partir das áreas de estar, a escada conduz ao segundo pavimento na parte posterior da casa, onde se encontra o dormitório principal e o dormitório de visitas, logo antes de chegar mais acima numa generosa cobertura, que cobre as duas asas da frente da casa, com vista para a paisagem.

Diagrama

Automação e Gestão Energética

Um sistema de automação residencial abrangente permite o controle integrado dos sistemas elétricos, incluindo painéis solares e instalações mecânicas. O controle completo desta "casa inteligente" é possível graças a um controle central tátil na área de estar, enquanto que os dispositivos descentralizados dizem respeito aos comandos específicos de cada ambiente. Além disso, o controle pode ser feito de forma remota por dispositivos independentes via conexão-LAN.

© Inga Powilleit

A energia solar é coletada pelos painéis solares localizados na cobertura na parte posterior da casa. Além disso, o conceito de sustentabilidade integral conta ainda com uma bomba de calor de ar e água, para a calefação e refrigeração, e a ventilação mecânica com recuperação do calor residual. A bomba de calor proporciona calor no inverno e refrigeração no verão. A distribuição é dada pelo aquecimento de piso e refrigeração com controle individual para cada ambiente.

© Inga Powilleit

O ganho de calor é reduzido através do uso de vidro colorido na frente e nas fachadas posteriores totalmente envidraçadas. Estes vidros revestidos permitem que mais luz natural inunde os espaços interiores, aumentando simultaneamente a privacidade durante o dia. As paredes e tetos da casa são revestidos com estuque de argila natural, e as paredes principais são feitas de tijolos que ajudam na criação de um clima interno saudável, devido ao efeito de evaporação do barro da argila. A fachada e a cobertura são revestidas com ripas de madeira que, ocasionalmente, afunilam de dentro para fora, proporcionando um jogo de variação das sombras de acordo com diferentes pontos de vista e, ao mesmo tempo, criando aberturas suaves para janelas secundárias na cozinha e banheiro.

© Inga Powilleit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa W.I.N.D. / UNStudio" [The W.I.N.D. House / UNStudio] 18 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765329/casa-wind-unstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.