O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Reino Unido
  5. MUMA
  6. A revitalização de Whitworth / MUMA

A revitalização de Whitworth / MUMA

  • 13:00 - 14 Abril, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A revitalização de Whitworth / MUMA
A revitalização de Whitworth / MUMA, Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Cortesia de MUMA Cortesia de MUMA Cortesia de MUMA Cortesia de MUMA + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Whitworth Hall, The University of Manchester, Manchester, Manchester M13 9NR, Reino Unido
  • Gerenciamento de Projetos - Universidade

    Drivers Jonas Deloitte
  • Gerenciamento de Projetos - Galeria

    Cragg Management Services
  • Área

    6000.0 m2
  • Engenheiro Estrutural

    Ramboll
  • Serviços de Engenharia

    Buro Happold
  • Assessoria de Custos

    Appleyard & Trew
  • Projeto Preventivo Contra Incêndio

    Fedra
  • Consultoria da Fachada

    Arup Façade Engineering
  • Acústica

    Hahn Tucker
  • Paisagismo

    Sarah Price Landscaping
  • Consultoria DDA

    Lisa Foster & Associates
  • CDM

    AA Projects
  • Inspeção

    HCD Building Control
  • Consultoria Ambiental

    Penny Anderson Associates
  • Avaliação do Patrimônio

    The Architectural History Practice
  • Cliente

    The Whitworth, The University of Manchester Estates
  • Orçamento

    £15 milhões
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Whitworth é uma galeria de arte pública fundada em 1889, como a primeira galeria inglesa estabelecida em um parque. Ela tornou-se parte da Universidade de Manchester, em 1958. A Galeria está localizada a nordeste do Parque Whitworth, próximo ao campus da Universidade na Moss Side Ward, perto das comunidades locais de Moss Side e Rusholme. A galeria, em frente a Avenida Oxford, é contornada pela Avenida Dinamarca - uma rua de uso misto, incluindo algumas unidades residenciais.

Planta Baixa
Planta Baixa

A Whitworth é uma fusão de distintas fases de desenvolvimento que têm sido levadas a cabo ao longo dos últimos 126 anos. Beaumont, o arquiteto original, empreendeu cinco projetos ao longo de um período de 18 anos para transformar uma residência privada, Grove House, em uma galeria de arte pública. O projeto final que ele supervisionou foi a conclusão da fachada principal de edifício, em 1908. Durante a década de 1960, John Bickerdike and Partners remodelaram substancialmente o interior do edifício criando modernos espaços no interior do edifício Beaumont. Em 1995, ABK (Ahrends, Burton e Koralek) criou uma escultura no mezanino, no centro da planta. A combinação da fachada Vitoriana / Eduardiana e o interior moderno de 1960 fez com que o projeto fosse enquadrado no Grau II de presevação, em 1974.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Externamente, a fachada de 1908, da Avenida Oxford foi bem resolvida. No entanto, o extremo oeste do edifício, de frente para o parque, não foi bem solucionado e apresentou uma fachada cega para o parque. Como consequência, esta área acabou sendo negligenciada e sofreu diversas interferências de graffiti.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Duas novas partes, de caráter contrastante, estendem-se para o parque contendo um pátio com jardim (Garden Art) e uma nova entrada - um cenário para a arte e eventos que pode trazer uma outra vida a esta parte do parque. Ao sul, a ala transparente do café e seu terraço relacionam-se com o contexto do parque e da avenida arborizada. Ao norte, a forma mais sólida da Landscape Gallery e Centro de Estudos proporcionam um toque urbano e um amortecimento visual e acústico que contém o jardim. A ala norte abriga também novas instalações, incluindo um novo espaço de carga/descarga, instalações de manuseio de arte e elevadores que levam as obras para os três níveis principais do edifício existente (antes disso não havia nenhuma maneira mecânica para transportar as peças).

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Novas aberturas foram criadas no edifício existente em locais importantes que conectam a nova extensão e fornecem ao coração do edifício, uma gama de longos pontos de vista - cada um se conectando com os espaços verdes.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Uma circulação envolve as galerias de exposição existentes e fornecem um ponto de observação para ver o jardim e parque. Esta conexão envidraçada maximiza as ligações visuais conecta a galeria central de exposição ao jardim. Assim, as obras de arte no interior podem se conectar com as obras externas. Esta circulação também cria uma divisão ambiental fundamental para a abordagem passiva e para o controle ambiental, criando um espaço adicional mais adequado para as esculturas e um ambiente mais informal no qual os visitantes podem relaxar.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

A configuração do espaço de circulação é repetida no piso térreo - um espaço de um caráter diferente, que transforma o antigo porão sem janelas em um espaço generoso. Este passeio menor se envolve com o Art Garden e cria uma entrada informal ao parque, a oeste de Whitworth. O Art Garden abriga instalações educacionais - um Centro de Coleta, Centro de Estudos e um Centro de Aprendizagem a partir do qual as aulas podem se espalhar pelo Art Garden.

Corte
Corte

A criação deste pátio e passeio permite a vista ao parque, no coração do edifício existente e transforma esta área em um espaço justificável - que era negligenciado pela galeria. Ele oferece um local ao ar livre para eventos, incluindo projeções digitais na parede da Landscape Gallery, durante a noite. Em dias de chuva, tais eventos podem ser igualmente apreciados a partir da circulação envidraçada e café com vista para o Art Garden. Prevemos que esta é uma ocasião de mudança, que cria um ambiente vibrante, um lugar de experimentação artística e diversão. Nas mãos da Whitworth, não temos dúvida de que este é um espaço onde maravilhosas coisas podem e vão acontecer.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Projetado como um destino para a principal galeria, a Landscape Gallery, este espaço pode proporcionar um ambiente calmo para a fruição da arte. Para uma galeria que, muitas vezes, exibe desenhos de paisagem e pinturas, a luz natural e uma conexão visual com o parque foram fundamentais. A galeria, por exemplo, tem vista direcionada a uma única árvore do parque. Para permitir a flexibilidade, existem mecanismos de controle de luz. A escala da galeria e sua estrutura permitirá obras contemporâneas de tamanho e de peso considerável.

Cortesia de MUMA
Cortesia de MUMA

Também situado no nível principal da galeria, na saída da circulação, o café ocupa a nova ala sul. Neste local, o visitante que estiver no café será guiado através da estrutura até um encontro com a arte. Na sua forma linear transparente, posicionada acima de um terreno inclinado, os visitantes se encontraram em meio a copa das árvores. As lajes em balanço do café criam abaixo uma área externa coberta para o Espaço de Aprendizagem.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
MUMA
Escritório
Cita: "A revitalização de Whitworth / MUMA" [The Redevelopment Of The Whitworth / MUMA] 14 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765295/a-revitalizacao-de-whitworth-muma> ISSN 0719-8906