Escola Primária Wilkes / Mahlum

Escola Primária Wilkes / Mahlum - Mais Imagens+ 7

Bainbridge Island, Estados Unidos
  • Arquitetos: Mahlum; Mahlum
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5987
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeremy Bittermann
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Alera Lighting, Andersen Windows & Doors, Camira, Ceco Door, Chicago Faucets, Color Kinetics, CornellCookson, Daltile, Designtex, EFCO, Elcast, Elkay, Fatboy, Forbo Flooring Systems, Formica, Formica
, GE Lighting, Harter, Hubbell, +25
  • Engenheiro Civil: 2020 Engineering
  • Estrutural: PCS Structural Solutions
  • Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária : ARUP
  • Paisagismo: Cascade Design Collaborative
  • Acústica: SSA Acoustics
  • Serviço De Alimentos: Bundy & Associates
  • Orçamento: Rider Levett Bucknell
  • Geotécnica: Associated Earth Sciences
  • Construtora: Spee West Construction
  • Responsável Técnico: Gerald (Butch) Reifert AIA
  • Diretor : David Mount AIA
  • Designer: JoAnn Wilcox AIA
  • Arquiteto: Jesse Walton AIA
  • Equipe De Projeto: Dwayne Epp AIA, James Steel AIA, Cristine Ross Traber AIA, Amy Noe IIDA
  • Designer De Interior: NCIDQ, Masako Wada IIDA
  • Cidade: Bainbridge Island
Mais informaçõesMenos informações
© Jeremy Bittermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pesquisas sobre o cérebro humano mostram que a brincadeira e a aprendizagem estão relacionadas; as brincadeiras são ingredientes centrais no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, preparação para a escola e rendimento escolar. As escolas típicas são isoladas entre si, os tempos e espaços estão definidos claramente, cada um de forma independente. Esta separação física e temporal desvalorizou o tempo livre nas escolas dos Estados Unidos: mais de 30.000 escolas já não contam com recreio; entre 1997 e 2003, as brincadeiras ao ar livre diminuíram 50%; nos últimos 20 anos, as crianças perderam mais de 8 horas de brincadeiras por semana.

Planta Baixa

Ao tecer os espaços sociais e educativos, a nova Escola Primária Wilkes questiona esta lamentável prática. O desenho da Wilkes aborda a conectividade física e visual para que a aprendizagem possa acontecer em todas as partes. Através da transparência, todas as necessidades da criança são abordadas: eliminam-se as limitações físicas, tornando possível trabalhar com uma ampla gama de estilos de aprendizagem onde a divisão entre o lugar do ensino e da brincadeira se desvanece. A disposição funcional fomenta a colaboração e cria oportunidades para a variação de escalas de aprendizagem - desde a junção de múltiplas salas de aula até as experiências individuais.

© Benjamin Benschneider

Ao subir a ladeira, a estrutura de Wilkes aparece junto ao entorno natural. Esta organização ajuda a trabalhar em um local ingrime e proporciona a conexão que faltava entre educação e suas instalações. O edifício se estende ao longo do local, a estrutura e o pátio se alternam para assim otimizar a luz natural e eliminar a separação física. Pátios em declive misturam-se com jardins e quadras esportivas que conectam a escola com a comunidade, enquanto os "braços" do edifício se estendem e abrigam espaços de jogos. Vias de circulação passam pelo lado e no final de cada "braço" convidam a participação e colaboração dos diferentes cursos. 

© Benjamin Benschneider

Em Wilkes, 450 alunos experimentam uma fluida transição entre as salas de aula, os espaços interiores e exteriores de ensino compartilhado. O envidraçamento reforça a conectividade entre os espaços de ensino com os pátios. O tamanho e a composição de cada espaço de aprendizagem varia de acordo com as necessidades de desenvolvimento dos alunos para complementar seu currículo de forma personalizada baseada na capacidade da escola. Desta forma, a escola apoia o ensino e a aprendizagem dinâmicos e independentes, aumentando assim a responsabilidade dos estudantes. 

© Jeremy Bittermann

Um grande espaço coberto na entrada fomenta a participação comunitária através de interações casuais no momento em que os pais levam e buscam os estudantes. A entrada alimenta o corredor central, que proporciona o acesso à biblioteca, sala de música, academia e espaços comuns. Desta forma, Wilkes converte-se no maior edifício público e centro cultural do extremo norte da ilha. 

© Benjamin Benschneider

Um forte ethos comunitário, o cuidado com a terra e elementos de desenho sustentável integram-se ao longo do edifício para minimizar o impacto ambiental e os custos operacionais, e ao mesmo tempo maximizam os benefícios para o ensino e aprendizagem. As estratégias sustentáveis incluem: a filtração de 100% das águas residuais, pavimento poroso e a recuperação do calor. Um sistema de aquecimento híbrido compreende quarenta poços e uma bomba de calor com uma caldeira eletrônica que é 40% mais eficiente que o sistema utilizado em uma escola normal. Jardins para estudantes e para a comunidade em geral dentro dos pátios criam uma aliança programática entre Wilkes e uma granja próxima. Os espaços interiores se beneficiam de acabamentos compostos por materiais não tóxicos, janelas operáveis, resfriamento natural e pisos que aumentam o conforto térmico nos lugares em que os alunos se sentam para brincar.

© Benjamin Benschneider

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:12781 Madison Avenue Northeast, Bainbridge Island, WA 98110, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Primária Wilkes / Mahlum" [Wilkes Elementary School / Mahlum] 14 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765252/escola-primaria-wilkes-mahlum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.