Casa VIB / Estudio BaBO

Casa VIB / Estudio BaBO - Mais Imagens+ 19

Benavídez, Argentina
  • Arquitetos: Estudio BaBO; Estudio BaBO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  162
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Colaboradores: Sebastián Hoepner
  • Consultores: Marga Construcciones
  • Projeto Estrutural: Estudio CGC
  • área Do Terreno: 890 m²
  • Equipe: Francisco Kocourek, Francesc Planas Penadés, Marit Haugen Stabell
  • Cidade: Benavídez
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Estudio BaBO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto para uma fotógrafa e seu companheiro, no lote de um bairro privado em Buenos Aires, aborda um programa de residência/estúdio. As terras pertenciam a uma antiga propriedade cujo paisagismo foi realizado por Carlos Thays, na década de 40. No lote proposto encontramos sete grandes cedros do himalaia no centro da área edificável.

Planta Baixa

A presença dos cedros e a qualidade lumínica material característica dos bosques de coníferas atuam como gatilhos do projeto. O volume, alongado, é disposto paralelamente ao oeste, posicionando sua fachada principal para o bosque. Posteriormente, a peça é quebrada delimitando o percurso de acesso e permitindo que uma parte da casa avance sobre uma clareira e se vincule diretamente com um dos cedros. O térreo, que contém o programa doméstico, possui as vistas cruzadas entre os distintos espaços do interior com o exterior.

Cortesia de Estudio BaBO

No pavimento superior estão dispostas as áreas de trabalho que são acessadas através de uma circulação exterior, no nível da primeira cobertura, que gera visuais a outra cota sobre o bosque. Quanto à materialidade, foram trabalhadas as possibilidades expressivas do tijolo preto para gerar ritmos verticais através do estudo de seu travamento, obtendo um módulo constante que define a totalidade da envolvente.

Cortesia de Estudio BaBO

É direta a analogia com a disposição vertical dos estriamentos na casca do cedro e a vontade de gerar um ritmo, de sombra e luz, que filtra a presença da casa entre as árvores.

Planta Baixa

Analisar o binômio objeto construído / entorno natural. Abordar um programa misto de residência e estúdio profissional, estabelecendo as relações entre ambos baseado nos percursos de aproximação e acesso.

Cortesia de Estudio BaBO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VIB / Estudio BaBO" [Casa VIB / Estudio BaBO] 12 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765250/casa-vib-estudio-babo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.