Casa em Q2 / Santiago Viale

Casa em Q2  / Santiago Viale - Mais Imagens+ 24

Mendiolaza, Argentina
  • Arquitetos: Santiago Viale; Santiago Viale
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  364
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Direção Técnica: Daniella Beviglia
  • Colaboradores: Ana Laura Aquilante, Sebastián Mantese, Sofía Ariño, Sabrina Molinero, Agustina Pezza, Florencia Ruiz, Mauricio Beacon, Mercedes Pazo
  • Estrutura: Germán Sarboraria
  • Ar Condicionado: Ingeniería Global
  • Cidade: Mendiolaza
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa funcional para esta casa é bastante convencional.

É uma casa térrea, que conta com 3 dormitórios - uma suíte principal com closet, e outros dois que compartilham um banheiro. Inclui ainda a cozinha ampla com visuais ao pátio de entrada com uma bancada que se abre a um pátio interno e sala da estar e jantar integrados, com relação direta com a galeria. 

Planta Térreo

O cliente expressou a necessidade de ter um espaço de trabalho dentro da casa, e por isso decidimos gerar um estúdio que está longe da área privada e se conecta à sala de estar. No subsolo está a garagem com duas vagas, e um quarto de serviço com banheiro incluso. Os ambientes com os que a família tinha mais inquietudes eram a área de estar-galeria (com possibilidades de integração para possíveis eventos), o dormitório principal e a cozinha, por isso eles possuem dimensões mais amplas em relação ao resto dos ambientes e em todos se priorizaram as melhores visuais e a ventilação cruzada.

© Gonzalo Viramonte

O partido arquitetônico da casa é definido pela condição topográfica do terreno: um lote de esquina, com 1700 m² e com um desnível de 15 metros. O entorno é bastante acidentado, o que gera múltiplas visuais, em direção ao vale e outras montanhas com presença de muita vegetação. O lote, por ser uma esquina, nos dá possibilidade de entrada pela lateral inclinada ou por cima, para então descer.

© Gonzalo Viramonte

A entrada é por cima, através de uma esplanada verde (terraço jardim) com um volume negativo por onde se acede à casa, dando a sensação de que o terreno continua e se confunde com a paisagem.

© Gonzalo Viramonte

Além disto, o fato de deixar passar o terreno também funciona como proteção climática à agressividade do sul.

© Gonzalo Viramonte

O esquema funcional é resolvido em dois volumes principais: uma base de pedra que parece sair da montanha bem enraizada no terreno, sobre a qual se apoia o 'volume principal geométrico de concreto armado em forma de L'.

Croquis 3

Esta geometria gera um limite sobre ambas as ruas e configura um pátio que contém a piscina.

© Gonzalo Viramonte

A diferença qualitativa destes volumes também é dada pela orientação. O volume que dá para a rua é mais extrovertido do que aquele voltado para o norte, e em direção ao sul se acrescenta um volume menor como uma barreira climática onde estão os serviços e a galeria.

Corte 1.1

Além disso, a utilização de iluminação zenital em praticamente todos os ambientes não apenas os enriquece como espaços, mas também reduz o uso de luz artificial durante o dia. Cada abertura é voltada para uma orientação com uma ideia de iluminação diferente.

© Gonzalo Viramonte

Em relação à estrutura, optou-se por desenvolver uma estrutura independente de concreto armado com fundações pontuais e profundas, uma vez que realizar escavações superficiais e lineares seria muito conflitivo pelo tipo de solo rochoso.

Corte 2.2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Q2 / Santiago Viale" [Casa en Q2 / Santiago Viale] 13 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765204/casa-em-q2-santiago-viale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.