Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai

Para a 2ª conferência do ciclo Distância Crítica, a Trienal de Arquitetura de Lisboa convidou Bijoy Jain, fundador do coletivo indiano Studio Mumbai.

Dia 14 de abril, Bijoy Jain, um dos arquitetos contemporâneos mais influentes no panorama mundial, vai a Portugal mostrar a abordagem singular e o modelo cooperativo em que baseia o trabalho do seu ateliê.

Organizado como uma oficina onde arquitetos, pedreiros, carpinteiros e outros artesãos trabalham em estreita colaboração, o Studio Mumbai tem assim ganho cada vez mais notoriedade, contando já com exposições na 12ª Bienal de Veneza e no Victoria & Albert Museum de Londres.

À conferência em que serão apresentadas as razões para o sucesso deste coletivo ímpar, segue-se uma conversa informal com o arquiteto Pedro Bandeira e com o público que é convidado a participar.

Os ingressos custam entre 5€ (uma conferência) e 10€ (três conferências) e encontram-se à venda na Ticketline e no CCB.

Bijoy Jain é hoje um dos arquitetos mais importantes da Índia, já considerado como um dos mais influentes a nível global. Estudou nos Estados Unido e trabalhou na Europa antes de regressar a seu país de origem. No regresso, ao deparar-se com uma arquitetura local muito ocidentalizada, funda o Studio Mumbai, atelier que lidera como uma oficina onde pedreiros, carpinteiros e outros artesãos são parte ativa no processo de desenvolvimento de cada projeto.

De modo a devolver à arquitetura indiana as suas referências, assim como o sentimento de lugar e dimensão humana, os projetos do Studio Mumbai são desenvolvidos através de uma cuidadosa análise, recorrendo a competências e práticas tradicionais e técnicas locais de construção, ambas assentes na utilização de recursos limitados. Esta abordagem permitiu uma redescoberta da tradição que lhe valeu o Prémio Global de Arquitectura Sustentável do Institut Français d’Architecture (2008).

Amplamente reconhecido, o Studio Mumbai recebeu, em 2014, a Grande Médaille d'Or da Academie d'Architecture (França), o Prémio BSI – Swiss Architectural, em 2008, e teve seu trabalho apresentado na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza - valendo-lhe uma menção honrosa - e no Victoria & Albert Museum, em Londres.

Pedro Bandeira é professor na Universidade do Minho, integrou a exposição Metaflux na representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza (2004) e representou Portugal na Bienal de São Paulo (2005). É autor do livro “Projectos Específicos para um Cliente Genérico” editado pela Dafne.

Distância Crítica é o ciclo de conferências internacionais promovidas pela Trienal de Lisboa no intervalo de três anos entre cada edição. Neste 2º ciclo, a aposta continua a ser em nomes que se destaquem no panorama atual, de modo a responder à continuada distância crítica entre a arquitetura e o público.

A Smiljan Radić (janeiro 2015) e Bijoy Jain do Studio Mumbai (Abril 2015), seguir-se-ão Jacob van Rijs, do MVRDV, no dia 11 de novembro, e Ellen van Loon, do OMA, no dia 17 de fevereiro de 2016. Em coprodução com o CCB, Distância Crítica tem o patrocínio da Sanitana e conta com o apoio da Fundação Aga Khan.

Conferência com Bijoy Jain no CCB

  • Data: 14 de abril, terça-feira
  • Horário: 19h00
  • Local: Grande Auditório do CCB
  • Endereço: Praça do Império, Lisboa

  • Título

    Conferência com Bijoy Jain no CCB
  • Organizadores

    Trienal de Arquitetura de Lisboa
  • De

    14 de Abril de 2015 07:00 PM
  • Até

    14 de Abril de 2015 09:00 PM
  • Onde

    Grande Auditório do CCB
  • Endereço

    Praça do Império, 1400-206 Lisboa, Portugal

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai" 09 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765092/trienal-de-arquitetura-lisboa-promove-palestra-com-bijoy-jain-do-studio-mumbai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.