O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai

Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai

  • 16:00 - 9 Abril, 2015
Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai
Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai

Para a 2ª conferência do ciclo Distância Crítica, a Trienal de Arquitetura de Lisboa convidou Bijoy Jain, fundador do coletivo indiano Studio Mumbai.

Dia 14 de abril, Bijoy Jain, um dos arquitetos contemporâneos mais influentes no panorama mundial, vai a Portugal mostrar a abordagem singular e o modelo cooperativo em que baseia o trabalho do seu ateliê.

Organizado como uma oficina onde arquitetos, pedreiros, carpinteiros e outros artesãos trabalham em estreita colaboração, o Studio Mumbai tem assim ganho cada vez mais notoriedade, contando já com exposições na 12ª Bienal de Veneza e no Victoria & Albert Museum de Londres.

À conferência em que serão apresentadas as razões para o sucesso deste coletivo ímpar, segue-se uma conversa informal com o arquiteto Pedro Bandeira e com o público que é convidado a participar.

Os ingressos custam entre 5€ (uma conferência) e 10€ (três conferências) e encontram-se à venda na Ticketline e no CCB.

Bijoy Jain é hoje um dos arquitetos mais importantes da Índia, já considerado como um dos mais influentes a nível global. Estudou nos Estados Unido e trabalhou na Europa antes de regressar a seu país de origem. No regresso, ao deparar-se com uma arquitetura local muito ocidentalizada, funda o Studio Mumbai, atelier que lidera como uma oficina onde pedreiros, carpinteiros e outros artesãos são parte ativa no processo de desenvolvimento de cada projeto.

De modo a devolver à arquitetura indiana as suas referências, assim como o sentimento de lugar e dimensão humana, os projetos do Studio Mumbai são desenvolvidos através de uma cuidadosa análise, recorrendo a competências e práticas tradicionais e técnicas locais de construção, ambas assentes na utilização de recursos limitados. Esta abordagem permitiu uma redescoberta da tradição que lhe valeu o Prémio Global de Arquitectura Sustentável do Institut Français d’Architecture (2008).

Amplamente reconhecido, o Studio Mumbai recebeu, em 2014, a Grande Médaille d'Or da Academie d'Architecture (França), o Prémio BSI – Swiss Architectural, em 2008, e teve seu trabalho apresentado na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza - valendo-lhe uma menção honrosa - e no Victoria & Albert Museum, em Londres.

Pedro Bandeira é professor na Universidade do Minho, integrou a exposição Metaflux na representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza (2004) e representou Portugal na Bienal de São Paulo (2005). É autor do livro “Projectos Específicos para um Cliente Genérico” editado pela Dafne.

Distância Crítica é o ciclo de conferências internacionais promovidas pela Trienal de Lisboa no intervalo de três anos entre cada edição. Neste 2º ciclo, a aposta continua a ser em nomes que se destaquem no panorama atual, de modo a responder à continuada distância crítica entre a arquitetura e o público.

Smiljan Radić (janeiro 2015) e Bijoy Jain do Studio Mumbai (Abril 2015), seguir-se-ão Jacob van Rijs, do MVRDV, no dia 11 de novembro, e Ellen van Loon, do OMA, no dia 17 de fevereiro de 2016. Em coprodução com o CCB, Distância Crítica tem o patrocínio da Sanitana e conta com o apoio da Fundação Aga Khan.

Conferência com Bijoy Jain no CCB

  • Data: 14 de abril, terça-feira
  • Horário: 19h00
  • Local: Grande Auditório do CCB
  • Endereço: Praça do Império, Lisboa

  • Título

    Conferência com Bijoy Jain no CCB
  • Organizadores

    Trienal de Arquitetura de Lisboa
  • De

    14 de Abril de 2015, 19:00
  • Até

    14 de Abril de 2015, 21:00
  • Onde

    Grande Auditório do CCB
  • Endereço

    Praça do Império, 1400-206 Lisboa, Portugal
Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Trienal de Arquitetura Lisboa promove palestra com Bijoy Jain, do Studio Mumbai" 09 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765092/trienal-de-arquitetura-lisboa-promove-palestra-com-bijoy-jain-do-studio-mumbai> ISSN 0719-8906