Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo

Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Gustavo Crisóstomo; Gustavo Crisóstomo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:James Florio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC
© James Florio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência para um casal sem filhos, que uma vez aposentado resolve deixar a cidade para viver próximo ao mar. O terreno, localizado entre a rodovia e um caminho interior de acesso, possui uma suave inclinação oeste e vista para o mar desde o alto, sobre as casas vizinhas. Tal vista aparece como principal atributo do lugar junto com a presença imediata de um bosque de eucalipto e algumas espécies nativas.

© James Florio

O projeto considera um programa de duas unidades habitacionais independentes que se unem na parte dos serviços, mas volumetricamente consiste em duas galerias que se desenvolvem de leste a oeste, unidas por um corpo perpendicular e maior que contém as áreas de estar, estudo e acesso principal de pé direito duplo. Além disso, este espaço propõe um limite visual que permite entrever a paisagem imediata.

Planta

A moradia principal se desenvolve ao longo de um corredor interior dividido em três partes sucessivas construídas em concreto aparente que apresentam seu programa desde o privado até o comum, e que no seu exterior dá forma a um terraço quadrado de 100 m2 que se constitui como centro da residência, definindo um novo sistema de circulações exteriores entre os recintos. A quarta parte deste terraço, também de concreto, regula a relação deste espaço com a paisagem e o mar, emoldurando esta vista e excluindo as residências vizinhas do quadro. Além disso, protege o terraço dos ventos que sobem da praia e incorpora a fachada principal, já que é acessado pelo lado oeste.

© James Florio

Pretende-se que a residência, mesmo organizada em torno de um espaço aberto, não se perca na paisagem e conserve a privacidade que seus ocupantes demandam. Tal espaço central se configura graças a um elemento que além de conter e determinar o percurso dos pés e dos olhos, funciona como espinha estrutural do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo" [Casa Contreras / Gustavo Crisóstomo] 11 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764964/residencia-contreras-gustavo-crisostomo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.