O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Gustavo Crisóstomo
  6. 2013
  7. Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo

Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo

  • 17:00 - 11 Abril, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo
Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo, © James Florio
© James Florio

© James Florio © James Florio © James Florio © James Florio + 14

© James Florio
© James Florio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência para um casal sem filhos, que uma vez aposentado resolve deixar a cidade para viver próximo ao mar. O terreno, localizado entre a rodovia e um caminho interior de acesso, possui uma suave inclinação oeste e vista para o mar desde o alto, sobre as casas vizinhas. Tal vista aparece como principal atributo do lugar junto com a presença imediata de um bosque de eucalipto e algumas espécies nativas.

© James Florio
© James Florio

O projeto considera um programa de duas unidades habitacionais independentes que se unem na parte dos serviços, mas volumetricamente consiste em duas galerias que se desenvolvem de leste a oeste, unidas por um corpo perpendicular e maior que contém as áreas de estar, estudo e acesso principal de pé direito duplo. Além disso, este espaço propõe um limite visual que permite entrever a paisagem imediata.

Planta
Planta

A moradia principal se desenvolve ao longo de um corredor interior dividido em três partes sucessivas construídas em concreto aparente que apresentam seu programa desde o privado até o comum, e que no seu exterior dá forma a um terraço quadrado de 100 m2 que se constitui como centro da residência, definindo um novo sistema de circulações exteriores entre os recintos. A quarta parte deste terraço, também de concreto, regula a relação deste espaço com a paisagem e o mar, emoldurando esta vista e excluindo as residências vizinhas do quadro. Além disso, protege o terraço dos ventos que sobem da praia e incorpora a fachada principal, já que é acessado pelo lado oeste.

© James Florio
© James Florio

Pretende-se que a residência, mesmo organizada em torno de um espaço aberto, não se perca na paisagem e conserve a privacidade que seus ocupantes demandam. Tal espaço central se configura graças a um elemento que além de conter e determinar o percurso dos pés e dos olhos, funciona como espinha estrutural do edifício.

Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo, © James Florio
© James Florio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Gustavo Crisóstomo
Escritório
Cita: "Residência Contreras / Gustavo Crisóstomo" [Casa Contreras / Gustavo Crisóstomo] 11 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764964/residencia-contreras-gustavo-crisostomo> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários